Leigos missionários além-fronteiras realizam encontro em São Paulo

O Centro Missionário São Paulo, no bairro da Lapa, cidade de São Paulo, acolheu o 2º Encontro Nacional de leigos e leigas missionários além-fronteiras. Promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária, em parceria com as Comissões para o Laicato e para a Juventude da CNBB, o Encontro aconteceu nos dias 29 de setembro a 01 de outubro, com o tema: “Cristãos leigos e leigas partilhando a missão”, e lema: “Ai de mim se não evangelizar!” (1 Cor 9, 16).

Participaram 28 leigos e leigas de diferentes Regionais da CNBB, entre jovens e experientes missionários, representando várias expressões institucionais de inserção dos leigos na missão. Em sintonia com a caminhada iniciada no primeiro Encontro realizado em 2014, o desse ano foi preparado para trazer à luz a contribuição dos leigos e leigas na caminhada missionária da Igreja.

2º Encontro Leigos Missionários (2)

Segundo padre Sidnei Marco Dornelas, assessor da Comissão para a Ação Missionária, cumprindo o seu objetivo, o evento buscou ser um espaço para “celebrar e compartilhar experiências de leigos e leigas missionários além-fronteiras, além de realizar um intercâmbio entre os projetos, institutos e comunidades de vida que sustentam e promovem iniciativas missionárias com leigos e leigas”.

Por meio das partilhas e dos debates, os participantes puderam expressar as alegrias e as frustrações de sua caminhada, ao mesmo tempo em que juntos buscaram as melhores modalidades de continuar o amadurecimento da reflexão sobre a vocação dos leigos missionários além-fronteiras, assim como das formas de inserção e mediação institucional na missão.

Em particular, destacou-se o desejo de mais oportunidades e estruturas mais propícias para que todos os leigos pudessem viver a dimensão missionária de seu batismo, na missão além-fronteiras, nos projetos de Igrejas-Irmãs, entre outros. Esse Encontro contou com o fundamental apoio do Conselho Missionário do Regional (Comire) Sul da CNBB (São Paulo) e a participação ativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas no Brasil (CNLB).

Com informações do Comina

Outras notícias