Juventude Missionária participa da Caminhada da Seca

Juventude Missionária participa da Caminhada da Seca

A Diocese de Iguatu (CE) realizou a 37ª Caminhada da Seca no dia 10 de novembro, com o tema “Com Maria Mãe das Dores e as Santas Almas da Barragem, caminhamos na defesa da vida”. Caminhada em direção a Barragem do Patu na cidade de Senador Pompeu (CE) que lembra as vítimas dos campos de concentração na seca de 1932, onde teve um número alarmante de mortes causada por uma política de limpeza social.

IMG-20191110-WA0035Nessa 37ª edição da caminhada da seca, a JM da Diocese de Iguatu teve a oportunidade de vivenciar esse rico momento de fé em defesa da vida com uma representação de dois missionários da JM em um grupo de 31 pessoas representando: CEBs, Caritas Diocesana e movimentos sociais. Iniciamos nosso trajeto dia 08 de novembro saindo de ônibus de Iguatu com nossa primeira parada na cidade vizinha de Piquet Carneiro (CE) onde tivemos uma roda de conversa sobre o Sínodo da Pan-Amazônia, Bem Viver e Bem Conviver no Semiárido.

No dia 09 caminhamos 30km de Piquet Carneiro a Senador Pompeu parando em algumas comunidades para as refeições rodas de conversas e muita alegria através de músicas e danças tivemos o privilégio de termos no nosso grupo um sanfoneiro que nos ajudava a expor toda alegria que estávamos de viver aqueles momentos comunitários.

IMG-20191110-WA0045Na madrugada do dia 10 fizemos nossa caminhada na cidade de Senador Pompeu até o local do campo de concentração da barragem do Patu onde foi celebrada a santa missa revivendo o sacrifício de Cristo no sacrifício dos sofredores vitimas desse episodio de exclusão e destruição humana.

Segundo Thiago, coordenador da JM da Diocese de Iguatu (CE), foi um momento de reviver um passado doloroso para que aprendamos com ele e nos fortaleça na caminhada de defesa da vida, ainda no nosso grupo tivemos a honra de caminhada com representantes de religiosos de matriz africana e indígena foi uma caminhada de aprendizado e de fé e muito em sintonia com o Papa Francisco que nos propõe uma igreja do diálogo e que seja ponte de união em defesa da vida e da nossa casa comum. E também agradecer pelo apoio do Padre Assessor dessa caminhada Padre Anastácio por nos ajudar a viver esse momento de conexão de fé e vida.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu