Juventude Missionária do Pará realiza assembleia

Nos dias 26 e 27 de janeiro aconteceu a Assembleia da Juventude Missionária da Diocese de Abaetetuba no Pará, o evento reuniu cerca de 40 jovens missionárias(os) na Comunidade São João. A coordenação estadual da JM do Pará promoveu o evento em parceria com o COMIDI local e o COMIRE do Regional Norte 2.

aba2Inspirados pela proposta temática do Mês Missionário Extraordinário, os participantes refletiram sobre a consciência dos compromissos assumidos no batismo, a qual transforma a postura do jovem perante a sociedade e o impulsiona a ação missionária. O tema: “Jovem como está o compromisso de Batizado?” foi ministrado por Renan Rosário representante do Conselho Missionário do Regional Norte 2.

A coordenadora estadual do Juventude Missionária do Pará, Malilia Carvalho, apresentou a atual conjuntura da JM na diocese de Abaetetuba, para esclarecer as demandas da realidade e preparar os participantes para a elaboração do plano de evangelização diocesana que será articulado e animado pela nova coordenação que assumirá a missão da JM na diocese.

O Conselho Missionário Diocesano teve sua representação com a presença e iluminação da Missionária de Maria Xaveriana, Irmã Marta Beatriz, que apresentou detalhadamente o tema do MME. Estes três momentos vivenciados no sábado preparam o terreno para os trabalhos em grupo que culminaram com as propostas de ações, metas e objetivos para o trabalho da JM na diocese pelos próximos dois anos.

aba5No domingo os jovens participaram da santa missa numa outra comunidade e depois seguiram para um outro espaço (Estaleiro), algo típico da região, para dar continuidade as atividades da assembleia. No primeiro momento, de forma democrática e dialogada os missionários revisaram as propostas feitas no dia anterior, reformulando e aprovando o plano de ação missionário para 2019-2020.

No segundo momento foi realizada a eleição por voto direto da nova coordenação diocesana da JM. Ao final do processo foram eleitos os jovens Diego Miranda (coordenador), Diego Cavalcante (vice-coordenador), Wellen (secretaria) e Wagner (Tesoureiro) após um momento de oração que renovou as promessas do batismo os jovens foram enviados em missão para suas paróquias.

Outras notícias