JM do Espírito Santo realiza Missão Jovem

Impulsionada pelo Espírito Santo e motivada pela alegria do Evangelho, a Juventude Missionária (JM), diocese de São Mateus realizou a I Missão Jovem. A iniciativa atende ao apelo do papa Francisco de ser Igreja em saída, que vai ao encontro, escuta, acolhe e se solidariza com as diferentes realidades.

A missão aconteceu nos dias 26 a 28 de janeiro na paróquia Nossa Senhora das Graças, município de Vila Valério (ES) com o tema “Juventude Missionária para uma Igreja em saída, e o lema “Sai de tua terra e vai para a terra que eu vou te mostrar” (Gn 12,1). Jovens das diversas paróquias da diocese percorreram o caminho de discípulos missionários dentro das realidades situadas em contexto urbano da paróquia de Vila Valério.

pe. joão 2O encontro contou com momentos formação assessorados pelo padre João Batista Vieira, assessor da Dimensão Missionária da diocese e Solivan Altoé, assessor estadual da Juventude Missionária.

Padre João Batista abordou duas temáticas: juventude para uma Igreja em saída, e o tema do Sínodo 2018: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O sacerdote provocou os jovens dizendo que “Cristo os espera para uma grande missão, não tenhais medo”. Segundo padre João, é preciso atender decisivamente o apelo do papa Francisco “sejamos uma Igreja em saída que vai ao encontro dos irmãos nas periferias existenciais e sociais”.

Solivan Altoé trabalhou o fundamento trinitário da Missão, o discipulado missionário e a cooperaçSolivanão missionária: “A partir da escuta atenta nos encontramos com o ressuscitado e a alegria desse encontro nos impulsiona para o anúncio desta grande notícia. Além do anúncio, a Igreja necessita que cada cristão se comprometa com a cooperação missionária que anima sua caminhada de evangelização e crescimento da fé numa perspectiva além-fronteiras”, destacou o jovem.

No sábado, 27, imitando um Deus que se fez peregrino em Jesus de Nazaré, os jovens experimentaram o encontro com as famílias em suas realidades, efetivando a proposta da Juventude Missionária. Partilhando a alegria do ressuscitado e acolher as angústias, medos e alegrias das pessoas, puderam fortalecer ainda mais a espiritualidade nessas visitas missionárias.

Durante a oração missionária seguindo a metodologia da JM (Ver, Iluminar, Agir e Celebrar), os jovens foram provocados pelas reflexões sobre as diversas formas de violência na sociedade, tema da Campanha da Fraternidade desse ano. Os participantes traçaram compromissos pessoal, comunitário e além-fronteiras. Na última parte da oração, diante de Jesus no Santíssimo Sacramento, cada um afirmou seus compromissos pessoais.

visitasA programação incluiu ainda partilha e testemunhos da experiência, além de escolher dois compromissos comunitário e além-fronteiras daqueles propostos por eles na oração da noite anterior.

Comunitário: Promover a espiritualidade missionária estimulando a formação e o avivamento de grupos de IAM e JM na diocese; ser grupos de IAM e JM sempre acolhedores e solidários às pessoas e à casa comum nas diversas realidades e situações, a serviço dos irmãos mais necessitados e sofredores e da casa comum.

Além-fronteiras: promover a cooperação missionária nas suas formas material (doações) e espiritual (orações e intenções), além de manter a comunicação com os missionários além-fronteiras; realizar intercâmbios missionários entre grupos; promover a cultura da paz na superação de todas as formas de violência.

O encontro encerrou com a missa presidida pelo padre Enizael, pároco local, que enviou os jovens para suas comunidades, sob os pedidos de intercessão de Nossa Senhora, Rainha da Missão e dos santos padroeiros das Missões.

JM do Espírito Santo

Outras notícias