Juventude Missionária de Minas Gerais realiza Congresso Estadual

Juventude Missionária de Minas Gerais realiza Congresso Estadual

Evento nos dias 14 e 16 de julho, reuniu representantes dos grupos de JM, padres e religiosos de nove dioceses do estado

O ardor missionário aqueceu a cidade de Mariana, interior de Minas Gerais, durante o 4º Congresso Estadual da Juventude Missionária realizado nos os dias 14 e 16 de julho. O evento reuniu representantes dos grupos de JM, padres e religiosos de nove dioceses do estado com o objetivo de promover a formação continuada dos jovens missionários, bem como avaliar o caminho e planejar o futuro.

“Vejo que a JM em Minas Gerais vem em um constante crescimento e que encontros assim se fazem necessários para que os jovens troquem experiências e se conheçam pessoalmente, deixando um pouco de lado a amizade virtual”, explica Felipe Diniz, coordenador da JM no estado.

IMG_0127

Com momentos de formação, espiritualidade e vida de grupo, o evento proporcionou um grande incentivo aos jovens, conforme destaca Jeniffer Cunha, da cidade de Mariana. “Foi uma experiência muito boa. Pude perceber que diante das dificuldades, Deus nos dá forças para lutar e vencer. Fiquei muito feliz. Saí com a certeza que sou da Juventude Missionária”.

E não foram apenas os jovens que saíram animados. Padre Geraldo Trindade, assessor do Conselho Missionário (Comidi) da arquidiocese de Mariana, viu o evento como uma forma motivacional para o protagonismo juvenil. “Os jovens devem se identificar como protagonistas e construtores de uma Igreja missionária em saída. Em Jesus Cristo, o jovem encontra a razão de suas vidas e partilham com as pessoas a certeza da presença do Senhor”.

Formação
IMG_0186A reflexão foi conduzida pelo jovem pernambucano, Jadson Bezerra, da arquidiocese de Olinda e Recife e membro da Equipe de Formação da JM que trabalhou a experiência missionária e os princípios básicos das Pontifícias Obras Missionárias (POM). “É importante incentivar a Igreja em saída. Tirar a juventude das quatro paredes, da comodidade e seguir o exemplo de Jesus Cristo, de trazer as pessoas para o centro. Este é o desejo do papa Francisco”, afirmou Jadson.

Colocando em prática
E não demorou muito para o ensinamento ser colocado em prática. No domingo, pela manhã, os congressistas foram enviados em missão pela região. Uma experiência nova, para alguns. “A ideia era proporcionar aos jovens de Minas uma maior vivência missionária. Algo que proporcione mudança interior”, explica Felipe Diniz que já se prepara para a 1ª Experiência Missionária de Minas Gerais. “Será em Santa Maria do Suaçuí, diocese de Guanhães, região Leste do estado. Além do sonho de proporcionar um momento de espiritualidade para os jovens mineiros, esperamos que haja um maior contato entre os grupos”, destaca o coordenador.

Com informações da JM de Minas Gerais | Fotos: Jeniffer Cunha

Deixe uma resposta comment3 Respostas
  1. julho 19, 11:25 Pe. Dilton Maria Pinto

    A Diocese de Guanhães do Regional Leste 2, mais precisamente a Paróquia de Santa Maria Eterna em Santa Maria do Suaçui – MG, sente-se honrada por ter sido escolhida para sediar a 1ª Missão de Férias (Janeiro de 2018) da Juventude missionária do nosso Estado. Sejam bem vindos juventudes!

    reply Reply this comment
  2. julho 19, 17:39 Solivan Altoé

    Bacana, JM mineira. Mantenham-se sempre firmes nessa caminhada de anunciar o Reino de justiça, paz e amor. Denunciem o que aliena e oprime nossos irmãos. Sejam sempre inquietos e solidários.

    reply Reply this comment
  3. setembro 27, 11:41 dieta

    Adorei seu site. Muito bom e com conteúdo de qualidade. Até agora só tinha encontrado porcaria na internet. Parabéns e continue assim. Abraço e sucesso

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu