JM da Paraíba realiza encontro estadual

JM da Paraíba realiza encontro estadual

Nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2019, na cidade de Mamanguape, Arquidiocese da Paraíba, aconteceu o ELJUMI – Encontro de Líderes da Juventude Missionária (JM) do Estado da Paraíba (PB) – que teve a assessoria do Pe. Badacer Neto, atual secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), e contou com a participação de jovens de três Dioceses do Estado: Arquidiocese da Paraíba, Diocese de Patos e Diocese de Cajazeiras.

TrabalhoGruposDurante o encontro os jovens missionários foram convidados a refletir sobre o tema do mês missionário extraordinário voltado a juventude: “Batizados e enviados, a Juventude Missionária em missão no mundo.” Para isso, foi proposto pelo Pe. Badacer Neto, uma reflexão que contemplasse os eixos do mês missionário extraordinário, quais sejam: O encontro pessoal com Cristo; o testemunho; a caridade e a formação.

O objetivo geral da proposta é renovar o impulso missionário pastoral e promover o despertar da consciência da missão ad gentes. Logo após houve uma divisão dos jovens participantes em subgrupos, onde cada grupo era responsável por apresentar na plenária a síntese da reflexão oriunda de um texto acerca das temáticas que embasam a compreensão do mês missionário extraordinário.

AmbienteDurante o encontro também ocorreu um momento formativo mais prático, na qual os jovens se deslocaram de ônibus para o Município de Baía da Traição, rumo ao encontro de uma aldeia dos Indígenas Potiguaras. Lá os participantes do encontro tiveram uma grande oportunidade de interagir com a cultura indígena local, fazendo perguntas a duas mulheres representantes dos Potiguaras. Nesse momento de grande riqueza, os participantes do ELJUMI puderam ampliar a sua compreensão do modo de viver dos Potiguaras e da luta dos indígenas como um todo por seus direitos e a preservação da sua cultura.

Nos momentos finais do encontro, os jovens participaram da santa missa junto à comunidade, na qual agradeceram o apoio da paróquia e a estadia nas famílias, após houve a calendarização das atividades, com o planejamento das próximas atividades tanto a nível estadual como a nível diocesano, bem como da organização para participação no Congresso Missionário Nacional da JM em 2020. Após esse momento os jovens agradeceram a presença sempre importante do Secretário da POPF, o Padre Badacer, e encerraram rezando ao Senhor na certeza de sempre renovar o compromisso missionário nos corações de cada um.

Missa

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu