Jovens missionários promovem limpeza pelo bairro

O grupo da Juventude Missionária (JM) da Paróquia São Francisco Xavier, Diocese de Santo Amaro, em parceria com alguns voluntários, fizeram uma iniciativa de limpeza nas áreas públicas e pelas ruas do bairro. Foi uma ação de conscientização, que mobilizou cerca de 50 jovens do grupo, além de voluntários para realizar a tarefa.

lixo (3)A ação começou com um momento de oração e de um café comunitário na paróquia, logo depois, os jovens se dividiram em grupos diferentes e saíram da paróquia, espalhando-se pelo bairro trazendo com eles os materiais para a limpeza. Foram pouco mais de 3 horas pelas quais os jovens trabalharam e conseguiram recolher montes de lixos pelos vários lugares do bairro.

A inspiração dessa iniciativa foi o desafio mundial que está viralizando nas redes sociais chamado #trashtagchallenge ou seja o desafio do lixo. O desafio consiste basicamente em escolher um local onde existe um acúmulo de lixo e tirar uma foto antes da limpeza, em grupo ou individualmente, se faz a limpeza do local, e após da limpeza, tirar de novo uma foto, só que dessa vez, com o local limpo. As fotos precisam ser publicadas nas redes sociais colocando um “hashtag”: “#trashtagchallenge”lixo (2)

Além de ser uma “brincadeira” que viraliza na internet, essa ação é também em qualquer forma é uma resposta ao apelo do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum. Os jovens da JM da Paróquia de São Francisco Xavier foram motivados pela ideia do cuidado com o meio ambiente, e também por buscar uma conscientização para a população começando pelo próprio bairro sobre a importância com o cuidado da casa comum.

De fato, durante a ação, várias pessoas pararam, se aproximavam aos jovens e os parabenizaram, dizendo que é bom saber e ver jovens comprometidos pelo bem da própria comunidade, e outras participaram espontaneamente, auxiliando mesmo na limpeza depois de ter visto os jovens trabalhando e limpando. Essa ação de limpeza é somente o início das outras ocasiões frente a outras ações que a JM da Paróquia de São Francisco Xavier pretende a realizar.

 

Outras notícias