Jovens missionários, alegres servidores do amor no Sertão do Ceará

Jovens missionários, alegres servidores do amor no Sertão do Ceará

Missão Regional da Juventude Missionária reúne cerca de 100 jovens de oito dioceses do Ceará

A Juventude Missionária (JM) do estado do Ceará realizou a sua III Missão Jovem da do Regional Nordeste 1 da CNBB. A experiência aconteceu nos dias 12 a 14 de outubro e contou com a participação de 100 jovens de oito dioceses do estado. Os jovens estiveram na paróquia de São Sebastião, diocese de Crateús, em Monsenhor Tabosa cidade do sertão cearense, distante 293 quilômetros de Fortaleza.

A Missão Jovem teve por objetivo animar missionariamente os jovens através de visitas missionárias, encontros com a juventude, idosos, crianças, visitas às escolas e encontros com os agentes de pastoral das comunidades. Durante esses dias os jovens fizeram parte da vida de 30 comunidades da paróquia, vivenciando as dificuldades e aprendendo com a resistência daqueles que não desistem da vida mesmo diante de tantas adversidades.

DSC_0408

A falta de água, de políticas públicas, o grande número de jovens em drogadição e a falta de perspectiva, são algumas das problemáticas identificadas pelos jovens missionários nas 22 comunidades de interior e nos oito bairros da cidade. Porém, a alegria foi uma constante durante a missão que ocorreu nas festividades de Nossa Senhora Aparecida.

O jovem Gileno Oliveira, da arquidiocese de Fortaleza fala da importância da JM no seu despertar missionário. “A cada passo que dou percebo e descubro o sentido de cada detalhe da vida, a missão reavivou esse espírito não só em mim, mas senti a energia modificada em cada missionário e morador daquela cidade.”

DSC_0126Ítalo Silva, da JM na paróquia São João Bosco, em Juazeiro do Norte conta que, “a missão foi uma coisa linda de se viver: primeiramente, saber o que se passa no coração de cada um; segundo, conhecer a realidade do próximo e beber da simplicidade de Monsenhor Tabosa”. O jovem se alegrou também porque a IV Missão Jovem ocorrerá na diocese do Crato no ano de 2018.

Iluminada pelo tema “Jovens Missionários, alegres servidores do amor” e pelo lema ” Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), a Missão envolveu toda a diocese e teve a participação de jovens da Pastoral da Juventude, padres, religiosas e do próprio bispo diocesano, dom Ailton Menegussi, que animou todos os jovens “a permanecerem firmes no caminho da missão, vestindo a sua melhor roupa que é a alegria e o amor de anunciar Cristo”.

Padre Adriano Cândido, pároco de Monsenhor Tabosa, disse que os refrões “é missão de todos nós” e “juventude missionária, inquieta e solidária” ficarão para sempre marcados em seu coração. “Agradeço a cada jovem que se dispôs a vir a essa cidade e deixar a sua alegria e testemunho para o povo e todas as comunidades”.

Ismael Carlos, coordenador da JM na diocese de Crateús, afirma que, “a esperança de crescer com a fé em Deus nos impulsiona a um futuro de alegria. Pude vivenciar nesses dias com maior intensidade o amor que pulsa em poder servir o próximo”.

DSC_0711A missão encerrou no dia 14 de outubro com uma grande Romaria que reuniu pessoas de todas as comunidades e bairros de Monsenhor Tabosa e contagiou a todos com a alegria do Evangelho por uma Igreja em saída. Após a caminhada uma missa campal foi celebrada por dom Ailton Menegussi que enviou a todos para a missão permanente na vida de todos aqueles que precisam do anúncio de Cristo.

Lucas Guerra, coordenador Estadual da JM, afirma que “a experiência realizada ao longo dos anos, transformou o rosto da Juventude Missionária do Ceará, fortalecendo o seu carisma e criando uma identidade e uma espiritualidade que só é possível quando nos dispomos ao encontro verdadeiro com os irmãos. A Missão enche de ânimo todos aqueles que se dispõem a ir ao encontro do outro”, finaliza Lucas.

Com informações da JM no Ceará.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu