Jovem da diocese de Bagé é enviada em missão no Moçambique

por Judinei Vanzeto

A jovem Rita de Cássia Patron Bandera, da diocese de Bagé, no Rio Grande do Sul, viajará para Moçambique no dia 31 de dezembro para integrar a equipe missionária pelo Projeto Igreja Solidária, mantido pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Rita é formada no Curso de Normalista/magistério e tem licenciatura em Letras Português/Espanhol. Conheça um pouco mais da missionária:

Como foi seu processo de crescimento na fé em sua família e comunidade?
1a7c02_99cc58e104a34a6184ee3e95fdfcd399~mv2Nasci e cresci numa família muito religiosa e que tinha o costume de participar da missa dominical. Logo aos oito anos comecei a participar das atividades da paróquia de Cristo Rei em Aceguá, cidade em que morava até os 16 anos. Nessa comunidade pude participar da catequese e da Pastoral da Criança, momentos de encontro e de conhecer a Jesus Cristo. Eu percebia na comunidade um espaço de partilha e compromisso com anunciar a Boa Nova e isso sempre me motivou.

Desde quando deseja ser missionária em terras distantes?
Quando comecei a participar da Pastoral da Juventude, esse desejo missionário que já ecoava no batismo tornou-se projeto de vida. E confiando no projeto de Deus fui cada dia mais percebendo que somos todos “sal da terra e luz do mundo”. Desta forma, acredito que todos nós temos a missão de cooperarmos com nossos irmãos(ãs) e a natureza.

O que despertou este desejo?
Esse desejo nasce de querer que as pessoas façam a experiência com esse Deus vivo e que deseja a paz e a fraternidade entre todos, incluído a nossa Casa Comum.

Como foi o discernimento para ir em missão?
O discernimento para a missão foi feito com minha família inicialmente, que abraçou esse projeto junto comigo, depois minha comunidade São Pedro, que há mais de seis anos é para mim sinal do Reino de Deus, e, claro, a Diocese de Bagé, que como família esteve auxiliando nessa caminhada missionária.

E suas expectativas em terras moçambicanas?
26047177_995232710617507_2702919273504138122_nEstou muito alegre por ter o privilégio de viver essa missão ad gentes em Moçambique. Terra de povo alegre e que vive com entusiasmo o desejo de Deus. Que a acolhida e a partilha seja de muita unidade e que na ajuda mútua possamos construir a cada dia o Reino de Deus.

Quem é Jesus para você?
Jesus para mim é o cara! Aquele que caminha conosco e que se faz presente em todos os lugares, em especial naqueles que sofrem, que estão a margem e que de uma forma ou de outra são esquecidos ou descartados. Jesus é jovem, é dinâmico e nos mostra um caminho de verdade e vida.

Por que partir, ser missionária?
Primeiro, porque todos nós, cristãos, estamos sempre em estado de saída, de partida, com o pé na estrada para ir ao encontro, como Maria que se dispôs a cuidar de Isabel. Sendo assim, o partir faz parte da nossa identidade cristã! Segundo, porque devemos estar aonde Deus nos chama, e vencermos as acomodações e as fronteiras que temos ou até mesmo criamos.

O ser missionário é batismal, a coragem de ir além-fronteiras é fruto da confiança que tenho em Deus. É preciso lançar as redes em águas mais profundas!

26112250_995232303950881_1735417052725630253_n

O que gostaria de dizer para os jovens que sentem o desejo de viver um tempo em missão?
Jovens, é preciso confiar em Deus, buscar conhecê-lo e em comunidade ir experimentando a alegria de servir e anunciar ao evangelho. Ser missionário, é estar disposto a cooperar onde você está, e a partir dessa experiência em sua família e comunidade você vai certamente querer ir além-fronteiras. Acredite no seu Projeto de Vida e procure entender e Rezar para escutar o Desejo de Deus. Prepare-se, organize-se e não guarde esse sonho para si, sonhe com seu grupo de jovens, com sua família, com sua comunidade, onde você trabalha! Sonhe Junto!

Fonte: Arquidiocese de Porto Alegre

Outras notícias