JM do Rio Grande do Norte realiza assembleia

JM do Rio Grande do Norte realiza assembleia

As lideranças vivenciaram momentos de espiritualidade, formação sobre liderança a exemplo de Jesus Cristo e do Papa Francisco, processos avaliativos e de planejamento.

Coordenadores Diocesanos da Juventude Missionária do Rio Grande do Norte estiveram reunidos nos dias 03 e 04 de março em Assembleia Estadual na comunidade São Bento, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Município de Passagem (RN). Estiveram presentes 12 jovens coordenadores das três dioceses que compõe o Estado: Natal, Caicó e Mossoró, com assessoria da Ir. Solange Souza, SCIM.

RN2Seguindo a metodologia “contemplar, reconhecer, encaminhar, comprometer”, as lideranças vivenciaram momentos de espiritualidade, formação sobre liderança a exemplo de Jesus Cristo e do Papa Francisco, processos avaliativos e de planejamento, além do Terço da Amizade refletindo sobre a Campanha da Fraternidade com a comunidade. Na oportunidade, as jovens Terezinha Melo, Karolina Fernandes e Edilane Monteiro partilharam o testemunho da III Missão Sem Fronteiras realizada em janeiro em Viamão (RS). Para concluir a assembleia, as coordenações diocesanas indicaram seus representantes para a constituição da nova equipe de Coordenação Estadual: Edilane Monteiro, representando a Arquidiocese de Natal, Juciane Chianca, representando a Diocese de Caicó e Eduardo Costa, representando a diocese de Mossoró.

Para Maria Josiane que se despede da coordenação, a assembleia trouxe a sensação de missão cumprida. “Com alegria e satisfação encerro esse ciclo, consciente da minha colaboração a frente do Estado, e da necessidade de continuar a missão darei inicio ao projeto de formação para assessores juntamente com a Ir. Solange Souza e Randenclecio Xavier (Famílias Missionárias) e na certeza de que a missão da JM no Estado continuará germinando, crescendo e dando muito frutos pois a equipe vem sendo preparada para isto”.

RN3

Edilane Monteiro, representante da Arquidiocese de Natal para a Coordenação Estadual, fez sua avaliação do encontro: “A assembleia foi muito positiva, em todos os aspectos, nos ajudou a crescer mais como missionários e assim fortalecer nosso ardor, foi um momento de encontro de cada um de nós que fazemos parte da história da JM no RN, quero agradecer a equipe de Natal que depositou sua confiança em mim para representá-los, mas acima de tudo preciso de vocês, para juntos representar nossa Arquidiocese. O sentimento que estou agora é de medo mas ao mesmo tempo de confiança no Senhor pois ele tudo sabe”.

rn4Juciane Chianca, representante da Diocese de Caicó para Coordenação Estadual, fala sobre a experiência vivida: “A assembleia para mim foi um momento muito marcante, pois a partir dos momentos de reflexão em que fomos convidados a olhar para nós mesmos e para nossa caminhada enquanto lideranças da Juventude Missionária do Estado e da convivência fraterna com os irmãos, saímos com nossas forças revigoradas e com o nosso ardor missionário transbordando, prontos para cumprirmos com a missão que o Senhor nos confiou”

Também foi um momento propício de organização das equipes diocesanas, segundo o depoimento de Mariana integrante da Coordenação Arquidiocesana de Natal: “A assembleia Estadual foi um momento de encontro, onde eu pude me encontrar dentro da articulação arquidiocesana e também um momento de fortalecimento pessoal e espiritual através do contato com Deus presente na natureza e nas pessoas”.

E assim fazendo memória histórica da Juventude Missionária no Rio Grande do Norte encerramos um ciclo de fortalecimento do carisma e identidade dos grupos, fortalecimento das equipes diocesanas no processo formativo e consolidação das experiências nas áreas de missão, formação e articulação conforme o Plano Trienal da Juventude Missionária no Brasil. Minha eterna gratidão a todos os jovens e os nossos parceiros nessa caminhada de quatro anos: COMIRE NE 2 na pessoa do Pe. Edvaldo Brito, diácono Haroldo (COMIDI de Natal), Rafael Cosme e Ir. Rosângela Macedo (IAM Arquidiocesana e Estadual), Randenclecio Xavier e Famílias Missionárias, aos padres e as Pontifícias Obras Missionárias, na pessoa do diretor Pe. Maurício Jardim e Pe. Badacer Neto, secretário da Obra da Propagação da Fé. A todos que trilharam comigo o caminho da missão Deus os abençoe.

Por Coordenação Estadual da Juventude Missionária 2014 – 2017

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu