JM realiza Encontro de Espiritualidade Missionária

JM realiza Encontro de Espiritualidade Missionária

Nos dias 1° e 2 de dezembro, aconteceu na cidade de Itajaí, Arquidiocese de Florianópolis/Santa Catarina, o Encontro de Espiritualidade Missionária para jovens que participam de grupos da Juventude Missionária ou que desejam implantar novos grupos em suas comunidades. Estiveram presentes 31 jovens das dioceses de Blumenau, Lages, Joinville e da Arquidiocese de Florianópolis, representando assim 4, das 10 dioceses do estado.

jm4Seguindo a proposta dos bispos latino-americanos, reunidos em Aparecida (2007), o encontro priorizou a metodologia da formação de discípulos missionários. Os jovens foram motivados, desde antes do encontro a pensar sobre o Encontro com Jesus Ressuscitado, a Conversão, o Discipulado, a Comunhão e a Missão. Contando com a assessoria do jovem Solivan Altoé, da diocese de São Mateus/ES, que faz parte da equipe de assessoria nacional da JM, os jovens compreenderam, com leituras bíblicas, dinâmicas e reflexões o caminho que é necessário traçar para ser verdadeiramente discípulo missionário.

Além do processo formativo, os jovens também visitaram a Comunidade São Francisco de Assis e conheceram os trabalhos da Pastoral da Criança, bem como a precária realidade dos moradores da região. Sobre este momento, a jovem Thainá, da diocese de Blumenau, relata: “O que mais me tocou foi quando saímos para ver a realidade a nossa volta. Um lugar de sofrimento, de precariedade, de carência de abraço e amor, tanto das mães quanto das crianças. Ali foi o momento em que saímos do nosso comodismo para tocar no outro, abraçar, nos doar, conversar, sorrir e também chorar devido às tristes histórias. Para mim, serviu muito para deixar o medo de lado, para me motivar a me doar mais, olhar para o próximo. Como é bom praticar a caridade, num abraço, numa palavra, num simples toque, num canto, num sorriso. Essa experiência me fez parar e refletir a vida”.

jm3Entrelaçada à proposta da espiritualidade missionária, também foi apresentado o objetivo da Juventude Missionária, sua identidade ligada às POM, a bandeira e a metodologia dos encontros, a fim de motivar os jovens a formarem novos grupos assumindo o carisma da JM.

Para o estado de Santa Catarina este encontro significou recomeçar a caminhar, sendo que a JM já havia dado passos significativos no Regional. Com este novo entusiasmo, quer-se estabelecer novamente a comunhão destes grupos com toda a Juventude Missionária do Brasil, conforme afirma Igor, da diocese de Lages, ao testemunhar seu encanto pelo cumprimento da JM: “Através do cumprimento conseguimos nos conectar com todos os jovens da Juventude Missionária”. Espera-se que a espiritualidade vivenciada continue fazendo o coração arder para seguir caminhando como discípulos missionários e, assim alargar o carisma da JM no estado.

jm2

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu