JM da Diocese de Porto Nacional celebra 10º EDJAM em Santa Rosa do Tocantins

JM da Diocese de Porto Nacional celebra 10º EDJAM em Santa Rosa do Tocantins

Guiados pela temática ‘Jovens enviados para testemunhar o Evangelho da paz’, em referência à Campanha Missionária de 2018, aproximadamente 300 jovens participaram do 10º Encontro Diocesano da Juventude e Adolescência Missionária (EDJAM), Diocese de Porto Nacional, em Santa Rosa do Tocantins (TO), nos dias 14 a 16 de setembro, na Paróquia de São Sebastião e Santa Rosa. O secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Pe. Badacer Neto, participou do encontro.

jj5Dentro da programação aconteceram missas, caminhada pela paz, terço missionário pelas ruas, missão porta-a-porta, noite cultural, dinâmica e bate-papos sobre a identidade, perfil e carisma da JM. O evento contou ainda com a participação do bispo diocesano, Dom Romualdo Matias Kujawski, do padre de Almas (TO), Pe. Luiz Cláudio, e do anfitrião da casa, Pe. Vanderlan Silva.

O secretário da POPF abordou reflexões sobre uma igreja em saída missionária e a sinodalidade. “Espero que os jovens possam, enquanto Juventude Missionária, provocar em suas comunidades um despertar na consciência de que a saída que o papa Francisco pede é uma saída em conjunto, em comunhão, mas de toda a Igreja, a partir de suas comunidades. Que eles sejam instrumentos dessa provocação nas comunidades onde atuam”, disse Pe. Badacer Neto.

jj3“A experiência de missão em Santa Rosa me surpreendeu mais uma vez. Me chamou muito a atenção o reconhecimento que a Juventude Missionária tem na cidade. Em todas as casas fomos recebidos com um sorriso no rosto e sempre com o questionamento: ‘vocês são os meninos da JM, né?’ Isso é muito gratificante e nos deixa a sensação de que estamos no caminho certo”, pontuou o jovem Gabriel Ferreira Cavalcante, de Porto Nacional (TO).

Roberta Jamilly Martins dos Santos, de Gurupi (TO), participou pela primeira vez do EDJAM e volta para casa cheia de ardor missionário. “Eu amei a experiência, foi uma coisa extraordinária, conheci várias pessoas maravilhosas, me diverti muito, me aproximei de Deus, fiquei bem comigo mesma, fui acolhida com muito carinho pelas pessoas, todo mundo muito gentil. Esse evento vai ficar marcado para sempre”, ressaltou a jovem.

De acordo com a jovem missionária Maria Geovana, de Santa Rosa do Tocantins, acolher o encontro era um desafio que foi cumprido com muita dedicação e amor. “Sou muito grata à Deus e toda nossa juventude de Santa Rosa por ter sediado esse evento que tem como objetivo evangelizar outros jovens. Não sei se todos gostaram, mas fizemos o possível para realizar mais um EDJAM com garra e determinação”, agradeceu.

Com a benção do Pe. Luiz Cláudio, o próximo EDJAM acontecerá na Paróquia de São Miguel e Almas, cidade de Almas (TO), de 18 a 20 de outubro de 2019.

jj1

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu