• Registre-se
Por Fúlvio Costa   
06 / Jun / 2012 15:47

O Curso de Extensão para missionários que atuam no Brasil, com enfoque na Amazônia, reúne 22 pessoas no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília. A formação que teve início no domingo, 3, e segue até o próximo dia 28, tem o objetivo de qualificar e capacitar nas dimensões humana, espiritual, intelectual e prática, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, leigos, que são enviados a regiões e situações tipicamente missionárias no Brasil, de modo particular a Amazônia.

A primeira parte do curso é assessorada pela irmã Fátima Morais, da Congregação Apóstolas do Coração de Jesus. A religiosa aplica ao grupo a dimensão humano-afetiva que, segundo ela, consiste no desenvolvimento harmônico do grupo, para cada um se integrar e se conhecer, em vista da dimensão missionária.

“O objetivo é a integração dessas pessoas no próprio grupo. Queremos que elas, na missão delas, para onde partem agora, tenham mais conhecimento de si e das etapas de vida. O objetivo é que façam essa caminhada: se conheçam e se ajudem, nesse processo muito exigente da missão”, explicou.

O cursista padre José Joses Glufka, da diocese de Guarapuava (PR), diz ser importante a primeira temática da dimensão humana para o trabalho missionária e a vida pessoal. Para ele, é indispensável conhecer a si para trabalhar com as pessoas. “A questão humana vem nos instigar sobre quem realmente somos. Assim, nós descobrimos como a gente consegue lidar com nossas questões pessoais e, trabalhando a partir de si, poder desenvolver mais nossos trabalhos com as pessoas que iremos encontrar nas várias realidades missionárias”.

Padre Dejacir Costa Pinho, da diocese de Joinville (SC) e missionário há quase quatro meses na prelazia de Borba (AM), acredita que o curso vai somar com o trabalho que já desenvolve na Amazônia. “Para a realidade onde eu trabalho, essa formação vem me dá um suporte muito preciso. Essa primeira etapa, principalmente, é primordial e importante porque vem de encontro às nossas necessidades na própria missão, uma vez que, para ser missionário, eu preciso estar bem pessoalmente para trabalhar com as pessoas”, contou.

Etapas

A próxima etapa será a dimensão bíblica da missão. Os cursistas irão estudar os principais modelos e paradigmas bíblicos que fundamentam o discurso missionário: a missão no Atos dos Apóstolos, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João e as cartas de Paulo. As seguintes serão a dimensão histórica da missão, antropológica, teológica, prática e espiritual. Esta última terá assessoria do arcebispo emérito de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi.

 
Comentários (2)
Cursos CCM e POM
212 / Jun / 2012 14:16
Carlos Roberto, você pode obter muitas informações no site do Centro Cultural Missionário (CCM) em www.ccm.org.br e também no site das POM www.pom.org.br quando a realização das formações se aproximam. Tente acessar, quaisquer dúvidas entre em contato novamente. Abraços missionários,

Fúlvio Costa.
noticias
107 / Jun / 2012 10:06
olá, paz e beleza...
gostaria de obter informação a respeito dos cursos de formação. Tenho 34 anos formado em Filosofia, Teologia, especializando em Liturgia e gostaria de poder aprofundar em missão para ser um voluntário.

Adicionar comentário

Muito FelizSorrirPiscar os olhosTristeSurpresoChocadoConfusoLegal!RisonhoLoucoRazzEmbaraçadoChorando ou Muito TristeVirando os OlhosExclamaçãoQuestionarIdeiaSetaNeutroSr. VerdeGeekUber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:
  Palavras para verificação. Apenas palavras em caixa baixa sem espaços.
Verificação de palavras:

- - - - - - -

Nós temos 99 visitantes online

Multimídia

Facebook