II Formise na Província Eclesiástica de Santa Maria (RS)

Nos dias 7 e 8 de abril de 2018, aconteceu a II Formação Missionária para Seminaristas (Formise)  da Província Eclesiástica de Santa Maria, no Seminário Propedêutico Interdiocesano São João Batista, em Santa Cruz do Sul, promovido pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise).

Com a inspiração do tema do 5º CAM “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, os seminaristas maiores das seis dioceses da província, e também os propedeutas, se reuniram na Diocese de Santa Cruz do Sul para um final de semana de formação, oração e convivência, buscando fortalecer o espírito e a formação missionária.

 

IMG-20180408-WA0013

O II Formise contou com uma conferência sobre a temática, proferida pelo diretor espiritual do Comise, Pe Luciano Eduardo da Silva, e apresentação dos fundamentos do Comise, pelo coordenador, seminarista Cleiton Turela. Deste modo, os novos seminaristas e propedeutas já se inserem neste espírito que tem crescido na formação da Província.

Das muitas riquezas do encontro, destacam-se também os testemunhos dos padres Nelson (Diocese de Santa Cruz do Sul) que trabalhou na diocese irmã de Sinop, no Mato Grosso, e do Pe. Atílio, que trabalhou por três anos na diocese irmã do Regional Sul 3 da CNBB, em Nampula, Moçambique.

No domingo pela manhã, foi possível conhecer a figura do grande missionário João Luiz Pozzobon, que está em processo de beatificação. Foi apresentado pelo Sr. Rui Kaercher, membro do Instituto das Famílias de Schoenstatt.

No mesmo encontro aconteceu a apreciação e aprovação do Estatuto do Comise da Província, e também a apresentação dos novos membros que assumirão o Conselho Missionário pelos próximos 2 anos, a partir de outubro.

Por fim, destaca-se a participação dos formadores: Pe. Bertilo (formador de Santa Maria), Pe. Mário (formador de Uruguaiana) e Pe. Marcelo (formador do Propedêutico Interdiocesano), e também do vigário geral da Diocese de Santa Cruz do Sul, Pe. Zeno Rech, que se fizeram presentes integralmente no encontro, presidindo as celebrações e motivando seus formandos.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Comise

Outras notícias