Espírito missionário impulsiona Igreja gaúcha

por Ricardo Witt *

Representantes de organismos missionários, bispos, padres, religiosos(as), leigos(as) e seminaristas de todas as dioceses do Rio Grande do Sul estiveram reunidos em Caxias do Sul para refletir sobre “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Este foi o 1º Congresso Missionário do Regional Sul 3 da CNBB. Realizado, dias 28 a 30 de julho, no Centro Diocesano de Formação Pastoral da diocese de Caxias do Sul, com a participação de mais de 100 pessoas, o evento serviu de preparação ao 4° Congresso Missionário Nacional.

IMG_1271Um profundo momento de oração marcou a manhã do último dia onde os participantes partilharam as experiências vivenciadas nas visitas às comunidades realizadas no sábado. O bispo da diocese de Osório (RS) e referencial para a missão no Regional, dom Jaime Pedro Kohl, apresentou o novo folder produzido pelo Conselho Missionário Regional (Comire) com orientações para a animação e cooperação missionária. Foram dadas também, orientações e encaminhamentos práticos para a caminhada missionária do Regional. Nesse sentido, na avaliação, foram apresentados desafios e sugestão.

Para dom Jaime Pedro Kohl, a experiência do Congresso foi importante para renovar o espírito missionário. “Esta alegria contagiante que experimentamos aqui aos poucos vai florescer e alcançar as realidades das nossas Igrejas particulares. Fica a certeza de que as dioceses que participaram irão crescer muito com isso, pois ficou bem presente o compromisso dos representantes das mesmas em trabalhar com mais intensidade a animação missionária, agilizando a criação e a implementação dos Conselhos missionários paroquiais e diocesanos onde ainda não estão DSC_0176instituídos”, afirmou o bispo. “Foi uma experiência muito válida para os mais de 30 delegados do Rio Grande do Sul que irão à Recife participar do 4º Congresso Missionário Nacional  nos dias 07 a 10 de setembro. Isso não teria muito sentido se não houvesse esta vivência e despertar missionário nas nossas dioceses”, destacou dom Jaime. “Quando as pessoas se encontram para refletir a missão é sempre um momento de renovação”, concluiu o bispo.

Os temas de estudos foram apresentados por dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e pelo padre Jaime C. Patias, secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

A Juventude Missionária (JM) marcou presença trazendo experiências marcantes. “Este Congresso foi um passo muito importante na caminhada dos discípulos missionários de Jesus. Nós, da JM, somos chamados a cooperar com o trabalho da Igreja nesta missão que é de Deus. Este Congresso fortalece ainda mais nosso carisma e nos dá esperança de uma Igreja mais profética, sinodal, cada vez mais em saída. Voltamos para nossas dioceses com muita esperança”, afirmou Henrique Lopes, coordenador da JM no Rio Grande do Sul.

Para Esther Fernandes Piva, coordenadora da JM na diocese de Vacaria, foi uma oportunidade de mostrar que a juventude está trabalhando de maneira organizada. Para ela, o momento mais marcante foi a experiência DSC_0015missionária realizada nos bairros de Caxias do Sul. “Fomos recebidos com alegria até mesmo por famílias de outras igrejas. O que levo para minha diocese é a expectativa de ajudar a reanimar o Comidi, colocando a contribuição e o dinamismo juvenil para trabalhar mais as Pontifícias Obras Missionárias”, destacou a jovem.

Os leigos tiveram presença marcante em todos os momentos do Congresso. Kathe Rublowski, da diocese de Rio Grande, destaca que o encontro serviu para despertar o compromisso de divulgar nas comunidades os materiais sobre as obras missionárias e, principalmente, as experiências e testemunhos. Com isso será possível “animar os leigos no espírito missionário, trabalhando em conjunto com os padres e com o bispo referencial. Precisamos assumir o compromisso de trabalhar em sinodalidade, caminhando juntos e indo ao encontro das pessoas. Também queremos fortalecer o trabalho da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da JM. O Congresso confirmou a minha vocação de ser missionária”.

Vários seminaristas também se fizeram presentes. Segundo Lucas André Stein, seminarista da diocese de Erexim e coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) da província de Passo Fundo, “o Congresso foi um DSC_0076espaço privilegiado de encontro, formação e animação. Sabemos que trabalhar isoladamente pode levar à obtenção de frutos, mas juntos podemos fazer com que mais pessoas possam desfrutar das graças provindas do anúncio do Evangelho. Além de nos enriquecer, as partilhas e testemunhos mostram que não estamos sozinhos e nos indicam o caminho da cooperação nos mais diversos âmbitos”.

Um dos desafios assumidos pelos seminaristas do Regional é a organização dos Comises nas dioceses e a coordenação Regional. “Os primeiros passos já estão sendo dados, através do diálogo e da boa vontade dos seminaristas em conhecerem e aprofundarem a missionariedade da Igreja. Com alegria e cooperação, estamos caminhando rumo a uma Igreja mais missionária, seguindo o desejo de Jesus”, explica Lucas.

Na opinião do padre Anderson Francisco Faenello, da diocese de Erexim, “o Congresso teve o mérito de fortalecer a imagem conciliar da Igreja de comunhão, de participação e de missão onde todo o Regional foi desafiado a assumir o DSC_0080compromisso de, na alegria do Evangelho, ser uma Igreja em saída”. Padre Anderson também fez uma convocação a todos os participantes do Congresso. “Agora retornamos às nossas comunidades, cabe-nos a provocação do Apóstolo Pedro em At 4,20, ‘não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos’”.

O coordenador do Comire e integrante da equipe organizadora do Congresso, padre Adilson Zilio, avalia que “o objetivo era reunir as dioceses do Regional para despertar o espírito missionário em suas paróquias. Apenas duas dioceses não participaram. Foi muito bom pela presença do público e pelos momentos de formação e animação. Conseguimos atingir o objetivo proposto de dar este impulso missionário na vida dos participantes”.

As atividades encerraram com a celebração Eucarística presidida por dom Esmeraldo Barreto de Farias. Em sua homilia, meditando o Evangelho do final de semana, o bispo recordou que “a missão nos auxilia a encontrar o tesouro que está escondido no outro”.

Leia também: Congresso Missionário anima Igreja no Rio Grande do Sul

Igreja no Rio Grande do Sul realiza 1º Congresso Missionário Regional

* Comunicação Comire Sul 3

Outras notícias