Identidade e Missão na Igreja é tema do encontro de religiosos presbíteros

Identidade e Missão na Igreja é tema do encontro de religiosos presbíteros

Acontece entre os dias 10 e 13 de setembro, na Casa São José, em Belo Horizonte (MG), o 1º Encontro Nacional de Religiosos Presbíteros. São 93 participantes, religiosos presbíteros de todas as regiões do Brasil. O encontro aborda o tema “Identidade e Missão na Igreja do Brasil”, com o lema “Não fostes vós que me escolhestes, eu vos escolhi” (Jo 15,16).

O evento é uma chamada a viver a originalidade evangélica, ser profecia encarnada a serviço do pobre, em contraponto às estruturas paroquiais que colaboram para que os Religiosos Presbíteros se distanciem deste objetivo essencial da sua consagração religiosa. Dentre os conteúdos abordados estão: O protagonismo da Vida Religiosa Consagrada na História da Evangelização do Brasil; Vida Religiosa Consagrada realidade estruturante da Igreja; A Eclesiologia da Lumen Gentium e a contribuição do Papa Francisco; Identidade e Missão do Religioso Presbítero.

I-ENCONTRO-oficial

A missa de abertura foi presidida por Dom Walmor Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte. Ele recordou que os religiosos são uma graça de Deus na Igreja e que deve haver sempre mais uma integração entre os religiosos e o clero diocesano.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da CRB Nacional, dirigiu a palavra a todos: “A vida VRC é chamada a viver sua identidade, sem hipocrisia. Sua originalidade evangélica é ser profecia encarnada a serviço do Reino, ser igualmente missionária e solidária com os menores. A complexidade das estruturas paroquiais, e também o excesso de trabalhos nas obras colaboram para que os religiosos presbíteros se distanciem da originalidade de sua Congregação religiosa.”

Este 1º Encontro Nacional de Religiosos Presbíteros nasceu do encontro com os provinciais, que com grande amor à VRC e aos membros de suas Províncias sonham e buscam a harmonia, a integração entre identidade, espiritualidade e missão profética da Vida consagrada.

 

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu