IAM no Rio de Janeiro intensifica formação de lideranças

IAM no Rio de Janeiro intensifica formação de lideranças

Participaram cerca de 100 lideranças, entre as quais, 65 crianças e adolescentes das arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, e das dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí e Petrópolis.

O Regional Leste 1 da CNBB, (Rio de Janeiro) realizou mais um Encontro de Lideranças Missionárias da Infância e Adolescência Missionária (IAM). A formação ocorreu nos dias 29 de setembro a 1° de outubro na arquidiocese de Niterói com a participação de 100 lideranças, entre as quais, 65 crianças e adolescentes das arquidioceses do Rio de Janeiro e Niterói, e das dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí e Petrópolis.

A programação incluiu estudos sobre a história e o carisma da IAM, por meio de um “telejornal”, que apresentou de forma animada um resumo dos pontos mais importantes da IAM. Em seguida, os participantes foram divididos em duas oficinas, ministradas pelas assessoras Beth (Petrópolis) e Gabriela (Niterói) que apresentaram a metodologia da IAM. Ao final os grupos formados em cada oficina montaram o trabalham de uma semana do mês seguindo os subsídios fornecidos pela IAM.

IMG-20171001-WA0102

Pedro Henrique, assessor da IAM na arquidiocese do Rio de Janeiro, conduziu a formação sobre o perfil do coordenador missionário, refletindo também sobre os compromissos assumidos pelas crianças e adolescentes da IAM. Laura, assessora da IAM na arquidiocese do Rio de Janeiro, em sintonia com o Ano Nacional Mariano, conduziu a palestra “Maria Missionária”, relembrando a importância do sim de Maria, a primeira missionária.

A noite cultural e a gincana, realizadas no sábado, foram momentos de integração entre os participantes do retiro. Os participantes deixaram de lado a competição para fazer uma verdadeira confraternização entre os diversos grupos.

A missa presidida pelo padre William, da arquidiocese de Niterói, ajudou a refletir sobre a importância de um sim que não seja superficial, mas integral e verdadeiro, a exemplo de Santa Teresinha do Menino Jesus, a Padroeira das Missões.

A última formação foi conduzida pelo diácono Sérgio, da diocese de Petrópolis, sobre a alegria do Evangelho na missão dos líderes missionários.

Finalizando os trabalhos, “o envio missionário nos impulsionou a voltarmos com mais alegria de anunciar a Boa Nova e de forma simbólica, cada membro levou um pouco dos outros, através da mistura das águas e das terras das dioceses presentes”, explicou Pedro Henrique da Silva Pereira.

Com informações da IAM no Regional Leste 1 da CNBB.

IAM
comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu