IAM na Arquidiocese de Nampula (Moçambique)

Neste último final de semana (17 e 18 de agosto), celebramos a Festa da Assunção de Nossa Senhora. Aqui, participei com grande alegria, no Santuário Maria Mãe do  Redentor, na cidade de Meconta, da peregrinação da Infância Missionária (IAM) da Arquidiocese de Nampúla.

mariaMuitos sabem que, no Brasil, participei desde pequena desta Obra Pontifícia que é a IAM. Por isso, muito me alegrei em estar em outro continente e ter a oportunidade de me envolver nesta programação. Eu e uma jovem vizinha nossa, conhecida por Mimi, saímos de Moma, nosso distrito, na manhã de sábado e nos dirigimos a Nampúla (a 203 km de distância) para encontrar um grupo de IAM que também iria peregrinar. Na verdade, gostaríamos de sair já na sexta-feira a noite para participar de toda a programação, mas o ônibus que iríamos pegar estava com o pneu furado, então tivemos que voltar para casa e na manhã seguinte esperar na estrada para procurar uma carona.

Chegando em Nampúla, sede da Arquidiocese, uma assessora da IAM nos levou de carro até Meconta, distante 72 km de Nampúla. A peregrinação já estava acontecendo. Eram 16h15 quando encontramos o grupo das crianças no caminho. Elas estavam rezando a Via-Sacra. Em duas filas, crianças, adolescentes e assessores caminhavam atras da imagem de Nossa Senhora e de um carro de som que regia as orações.

Ao chegar no Santuário, houve um momento de descanso e confissão. As 18h, a celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Dom Inácio. Com palavras simples e muita alegria, ele conversava com as crianças, que respondiam entusiasmadas. A celebração foi animada pelas crianças e adolescentes: desde as danças que acompanham a liturgia até as leituras e cantos. Foi lindo! A lua estava cheia, as crianças animadas e o Evangelho, lembrava o Magnificat, que tanto gosto! Acolhi tudo isso como presente de Deus!

WhatsApp Image 2019-08-21 at 09.57.51Após a celebração, rezamos o terço missionário caminhando ao redor do Santuário e seguimos com adoração ao Santíssimo Sacramento. Primeiro, todos os grupos participaram juntos, depois, durante a noite, as paróquias se dividiram em escalas. Quem não estava em adoração, se acomodou no pátio do Santuário para fazer alguma refeição, descansar, cantar e partilhar a vida. Note-se que as crianças estavam acompanhadas apenas por seus assessores e se mostravam dispostas a caminhar, rezar, cantar e ainda, no fim da noite, dormiram no pátio do Santuário. Mimi e eu dormimos dentro do carro. As 4h30 nos reunimos todos, mais uma vez, para adoração até as 5h30, que foi seguida da benção.

Depois disso, o café da manhã foi partilhado entre os grupos e, com muita disposição e fé , encerramos a peregrinação com a celebração Eucarística as 8h, novamente presidida por Dom Inácio. Ele repetiu várias vezes com as crianças o lema da Peregrinação: Unidos com Maria, nos queremos ver Jesus.

Todos voltaram para suas casas assim como vieram: em carrocerias de caminhões, em vans ou ônibus, cantando, celebrando e testemunhando a fé!
Meu coração se encheu de alegria! Que bonito ver as crianças, adolescentes e assessores empenhados em promover o protagonismo dos grupos!
“De todas as crianças do mundo, sempre amigos, de coração para coração”, é como se cumprimentam as crianças e adolescentes missionários aqui.

Outras notícias