IAM lança novo cartaz da Jornada Nacional

IAM lança novo cartaz da Jornada Nacional

Neste ano, o tema da Jornada Nacional é "Batizados e enviados: IAM em missão no mundo". A escolha do tema busca estar em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para o mês de outubro.

A Infância e Adolescência Missionária apresenta o cartaz que celebra a 7ª Jornada Nacional da Obra. Neste ano, o tema é “Batizados e enviados: IAM em missão no mundo”. A escolha do tema busca estar em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, para o mês de outubro.

Segundo a secretária nacional da IAM, Ir. Patrícia Souza, está sendo realizada a preparação e a elaboração de subsídios para que esta celebração seja um marco na caminhada da IAM Brasil. “Queremos retomar a história e o carisma da Obra, especialmente tornando a IAM mais conhecida nas comunidades e paróquias. A 7ª Jornada Nacional da IAM é momento de impulsionar a caminhada da Obra no Brasil, revigorando o ardor missionário”, destacou a secretária.

1

Mês Missionário Extraordinário

Diz o Papa Francisco: “proclamo outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário, com o objetivo de despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. Poderemos nos preparar convenientemente para ele já através do mês missionário de outubro do próximo ano, de modo que todos os fiéis tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras; e aumente o amor pela missão, que «é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão pelo seu povo»” e ainda nos conclama “Que o Mês Missionário Extraordinário se torne uma ocasião de graça intensa e fecunda para promover iniciativas e intensificar de modo particular a oração – alma de toda a missão –, o anúncio do Evangelho, a reflexão bíblica e teológica sobre a missão, as obras de caridade cristã e as ações concretas de colaboração e solidariedade entre as Igrejas, de modo que se desperte e jamais nos seja roubado o entusiasmo missionário”

A IAM no Brasil

A IAM no Brasil é presente em centenas de dioceses e ajuda a concretizar o pedido do Papa Francisco em sermos uma Igreja em saída, procurando sempre viver o carisma da Obra de “tornar Jesus conhecido e amado” onde “crianças ajudam e evangelizam e adolescentes ajudam e evangelizam adolescentes”.

A IAM se empenha para despertar desde as crianças o espírito missionário. É muito frequente ouvir lindos testemunhos de lideranças de comunidades paroquiais que iniciaram sua caminhada missionária junto a Obra da Infância e Adolescência Missionária. Com apenas 8 anos, Maria Clara Dourado Junqueira, da cidade de Brasilândia (MS), destaca a sua alegria em ser missionária. “Sabia que já sou uma missionária? É verdade, fazemos várias atividades e anunciamos Jesus as nossas famílias, as crianças da escola, vizinhas, aos idosos. Desejo um dia sair além das minhas fronteiras, conhecer como outras crianças do mundo vivem e como recebem Jesus em suas vidas”, fala Maria Clara. Assim como ela, muitas crianças e adolescentes dão testemunho do seu ser missionário.

Cartaz-7Jornada-02Histórico da Jornada Nacional da IAM

A 1ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 26 de maio de 2013, com o tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos”. A Jornada foi celebrada na abertura do Ano da IAM no Brasil, organizado para marcar os 170 da fundação desta Obra Pontifica, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014.
A partir disso, a celebração da Jornada passou a ser um evento permanente na agenda anual da IAM no Brasil.
A 2º Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 25 de maio de 2014 com o tema “IAM da América a serviço da Missão na África”.
A 3ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 31 de maio de 2015 com o tema “IAM na América a serviço da missão na Ásia”.
A 4ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 29 de maio de 2016 com tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa”
A 5ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 28 de maio de 2017 com o tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Oceania”
Concluído o ciclo das jornadas que celebraram os 5 continentes, a assembleia nacional da IAM definiu a continuidade da celebração das Jornadas nacionais ressaltando que as mesmas continuarão acontecendo no último domingo do mês de maio, e serão escolhidos os temas a serem desenvolvidos na mesma a partir dos apelos missionários desse modo:
A 6ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 27 de maio de 2018 com o tema “Infância Missionária 175 anos fazendo discípulos missionários para o mundo”. Essa jornada celebrou os 175 anos de origem da Obra a Infância e Adolescência Missionária e em comunhão com a IAM do Cone Sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Brasil), utilizou o mesmo tema e imagem para a celebração.

Participe da divulgação nas redes sociais

Estamos disponibilizando as artes do cartaz e banners para redes sociais. Baixe e participe da divulgação da Jornada Nacional.

Cartaz da 7ª Jornada Nacional da IAM

Arte de capa para Facebook

Arte para Instagram e Facebook

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu