IAM de diocese de Paracatu (MG) intensifica formação

O Centro Pastoral da paróquia Sant’Ana na cidade de João Pinheiro (MG), a 400 quilômetros de Belo Horizonte, acolheu neste final de semana, dias 01 e 02 de julho, o primeiro Encontro de aprofundamento para assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) da diocese de Paracatu (MG). A formação foi assessorada pela secretária nacional da IAM, Irmã Patrícia Souza.

Em sintonia com a realização do 4º Congresso Missionário Nacional que tem como tema “A alegria do evangelho para uma igreja em saída”, Irmã Patrícia destacou que a finalidade dessa saída é para uma ação pastoral em chave missionária. O encontro serviu para provocar nos assessores a necessidade de discernir entre o escutar e o ouvir concentrando-se na proposta de anunciar a Jesus Cristo a todos. Ressaltou ainda que a “alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que encontram com Jesus” (EG1).

A religiosa mostrou ainda a importância da formação que se dá de modo permanente atendendo as dimensões fundamentais do seu: ser, saber, saber fazer e saber conviver de modo que a diversidade dos dons e carismas colocados a serviço de todos possibilite a construção da comunidade. Para não cair na armadilha de nos fechar em nós mesmos, devemos nos formar como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir ‘à outra margem’, àquela na qual Cristo não é ainda reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente” (DAp 376).

Vanilda Duarte, membro da coordenação da IAM na diocese de Paracatu avalia o encontro. “Essa reflexão foi muito importante para a diocese e para o trabalho dos assessores da IAM. Hoje se destaca, mais que nunca, a proposta do papa Francisco de uma Igreja em saída missionária. E o trabalho da IAM em vista de ir além-fronteiras, vem ao encontro do desejo do papa. Esse mesmo espírito que anima as Pontifícias Obras Missionárias (IAM, Propagação da Fé, União Missionária e São Pedro Apóstolo). Nesse sentido suas atividades de animação e cooperação encontram apoio na ação evangelizadora”, complementa.

Com informações da IAM de Paracatu (MG).

Outras notícias