IAM de Brasília celebra 5ª Jornada Nacional

IAM de Brasília celebra 5ª Jornada Nacional

Celebração reuniu cerca de 200 crianças, adolescentes e assessores, na paróquia São José em Santa Maria, para celebrar os 174 anos de fundação desta Obra Pontifícia

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) de Brasília celebrou no domingo, dia 28, a 5° Jornada Nacional, em sintonia com todas as dioceses do Brasil. Motivadas pelo tema “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania”, cerca de 200 crianças, adolescentes e assessores, se reuniram na paróquia São José em Santa Maria, para celebrar os 174 anos de fundação desta Obra Pontifícia.

IMG_20170528_105342088O bispo auxiliar de Brasília e referencial para a Ação missionária na arquidiocese, dom Valdir Mamede, presidiu a celebração Eucarística na Solenidade da Ascenção do Senhor. A missa foi concelebrada pelo padre Jomelito Melo, assessor do Conselho Missionário Arquidiocesano (Comidi). Durante a celebração as crianças e adolescentes foram consagradas ao seu serviço missionário da Pontifícia Obra da IAM.

Em sua homilia, para explicar a Ascenção do Senhor, dom Valdir usou a dinâmica dos verbos acender e ascender. “Falamos da Ascenção do Senhor, aberto a sua vinda definitiva na Glória. É um período de graça, que é o tempo da missionariedade, o tempo onde vamos anunciar o nome do Senhor. Hoje vocês da Infância e Adolescência Missionária, estão se preparando para viver esse anúncio”, disse dom Valdir.

IMG-20170528-WA0103“Na IAM, a consagração é uma forma de assumir pública e solenemente a decisão de ser missionário. É a disposição de colaborar para que todas as crianças do mundo conheçam e amem a Jesus e se amem entre si”, explicou Michael Douglas Amaro, coordenador da IAM no Distrito Federal. “Esta consagração é realizada depois de pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária: um tempo suficiente para conhecer a obra, seus objetivos, compromissos, etc. Esse ingresso deve ser o sinal da vontade de se comprometer com Jesus, de ser missionário na família, na paróquia e na Igreja universal”.

A cada ano a Jornada Nacional da IAM é dedicada a um continente para onde as crianças enviam as ofertas de seus cofrinhos para apoiar projetos em favor de outras crianças e adolescentes.

Empunhando velas acesas no Círio Pascal, as crianças fizeram seu compromisso com as crianças da Oceania. O bispo abençoou os lenços, e cada uma colocou ao pescoço. No momento do ofertório os grupos de IAM de cada comunidade entregaram seu cofrinho com as moedinhas fruto do sacrifício de cada criança, que serão destinados à Oceania.

A programação incluiu a partilha de comidas típicas e dança tradicional de um país da Oceania. Houve também uma dinâmica sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, para conhecer mais sobre os biomas.

Com informações da IAM de Brasília (DF)

IAM
comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu