IAM celebra 176 anos de presença no mundo

IAM celebra 176 anos de presença no mundo

Fundada no dia 19 de maio de 1843, em Paris (França), a IAM está presente em diversos países, colaborando com a missão no mundo.

Neste domingo, 19 de maio, a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária celebra seu aniversário de 176 anos de fundação. A Obra da Infância Missionária foi fundada no dia 19 de maio de 1843, em Paris (França). Foi escolhido o nome de “Santa Infância” (hoje Infância e Adolescência Missionária), porque a característica da Obra seria justamente a infância dos países cristãos ajudando a infância dos países pobres de recursos humanos e pobres por não conhecer a pessoa de Jesus Cristo.

iam

Dom Forbin-Janson preocupava-se, desde muito tempo, com a situação infeliz de milhares de crianças chinesas. O nascimento da Santa Infância amadureceu concretamente depois de uma entrevista com Paulina Jaricot, em 1842. Do intercâmbio de ideias, saiu uma luz: as crianças cristãs ajudariam as crianças não-cristãs, doando uma moeda por mês e rezando uma oração todos os dias. Esta solução do problema no qual ele pensava já fazia 30 anos brilhou de repente, como um relâmpago, na mente de Dom Forbin-Janson, durante as conversas com Paulina Jaricot. Ela quis ser uma das primeiras a se inscrever na Santa Infância. Era a primeira vez, sem dúvida, que, na História da Igreja, se confiava às crianças um papel missionário específico: salvar as crianças inocentes, para fazer delas pequenos apóstolos.

Embora a Obra tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo ela se orientou para o apostolado universal. Um plano ambicioso, este de pretender prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos que requerem as crianças de qualquer lugar, cultura, raça e crenças.

Nesta data tão especial queremos comemorar essa linda história da IAM em todo o mundo, sendo referência em diversos países.

iam3

IAM no Brasil

A IAM no Brasil é presente em centenas de dioceses e ajuda a concretizar o pedido do Papa Francisco em sermos uma Igreja em saída, procurando sempre viver o carisma da Obra de “tornar Jesus conhecido e amado” onde “crianças ajudam e evangelizam e adolescentes ajudam e evangelizam adolescentes”.

A IAM se empenha para despertar desde as crianças o espírito missionário. É muito frequente ouvir lindos testemunhos de lideranças de comunidades paroquiais que iniciaram sua caminhada missionária junto a Obra da Infância e Adolescência Missionária. Com apenas 8 anos, Maria Clara Dourado Junqueira, da cidade de Brasilândia (MS), destaca a sua alegria em ser missionária. “Sabia que já sou uma missionária? É verdade, fazemos várias atividades e anunciamos Jesus as nossas famílias, as crianças da escola, vizinhas, aos idosos. Desejo um dia sair além das minhas fronteiras, conhecer como outras crianças do mundo vivem e como recebem Jesus em suas vidas”, fala Maria Clara. Assim como ela, muitas crianças e adolescentes dão testemunho do seu ser missionário.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu