FORMISE foi realizado no Regional Centro-Oeste

FORMISE foi realizado no Regional Centro-Oeste

Nos dias 25 e 26 de agosto, o COMISE do Regional Centro-Oeste realizou o encontro de Formação Missionária de Seminarista (FORMISE). A temática seguida girou em torno das exigências atuais da Igreja para a formação dos presbíteros no Brasil. O FORMISE contou com a presença de 12 seminaristas diocesanos e três religiosos da Ordem dos Franciscanos Conventuais. O encontro foi assessorado pelo Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, Pe. Antonio Niemiec.

1º FORMISE Centro-Oeste – Brasília 2018 (50)O encontro iniciou no sábado pela manhã, com a Celebração Eucarística, e à tarde deu-se início às conferências, que trataram da importância de se haver o espírito missionário nos seminaristas, conforme nos pede diversos documentos da Igreja, a partir do Concílio Vaticano II. Pe. Antonio enfatizou que o fervor missionário não é algo pertencente a um grupo específico ou a uma ideologia, mas é a própria natureza da Igreja.

A coordenadora do COMIRE Centro-Oeste, Luciana Santos, esteve presente e dirigiu algumas palavras de ânimo aos seminaristas, bem como explicou o trabalho realizado pelos COMIREs, COMIDIs e COMIPAs. Os seminaristas tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura dos organismos missionários no Brasil, bem como puderam assistir ao vídeo institucional das POM e ao vídeo do segundo dia da Novena Missionária deste ano.

1º FORMISE Centro-Oeste – Brasília 2018 (31)À noite, os seminaristas rezaram o Terço Missionário, nas intenções dos cinco continentes, e que foi meditado em cinco idiomas, para mostrar que Maria é a Mãe de todos os missionários. Após a oração do Terço, foi realizado um momento de testemunhos missionários, que contou com a presença de Dom Dominique You, bispo de Santíssima Conceição do Araguaia (PA), e com o Pe. Rafael Santos, da Arquidiocese de Brasília.  O FORMISE encerrou no domingo com algumas palavras finais, e com a Celebração Eucarística presidida por Dom Dominique, que ao final deu a benção de envio a todos os seminaristas presentes.

Para o Frei Rafael, OFMConv, o FORMISE foi importante para despertar nele a consciência missionária, pois “a missionariedade é algo próprio do ser cristão, e não se pode compreender que ela pertence apenas a alguns grupos da Igreja”. O seminarista João Victor, da Arquidiocese de Brasília, diz que “o FORMISE foi uma profunda experiência com a Missão, fazendo-me entender qual o real sentido de ser cristão… espero, assim, ter um coração sacerdotal missionário, doando toda minha vida pela missão”.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu