Formação reúne cristãos leigos e leigas da Diocese de Nazaré (PE)

À luz do 4º Congresso Missionário Nacional, que teve o tema “Alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, dos tópicos trabalhados na última atualização teológica do clero sobre os fundamentos da missão, a Sinodalidade e a Cooperação Missionária e da convocação do Papa Francisco para a realização do Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019, a Diocese de Nazaré deu um passo muito significativo em sua caminhada missionária. Nos dias 5 e 6 de outubro, representantes de todas as paróquias, setores e áreas pastorais estiveram reunidos no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE), para um encontro de Formação Missionária.

WhatsApp Image 2018-10-11 at 11.46.21 (2)O objetivo foi apontar os fundamentos da missão, levando os leigos e leigas a compreenderem que são colaboradores da missão de Deus no mundo. Além disso, foi apresentada a organização da ação missionária no Brasil, com seus respectivos conselhos missionários: COMINA – Conselho Missionário Nacional; COMIRE – Conselho Missionário Regional; COMIDI – Conselho Missionário Diocesano; COMISE – Conselho Missionário de Seminarista e o COMIPA – Conselho Missionário Paroquial.

A finalidade maior deste encontro foi apresentar o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) em sua ação e estrutura, para implantá-lo em nossa Diocese. O COMIPA não é uma pastoral ou movimento, mas aquele organismo na paróquia que tem a tarefa de avivar o espírito missionário de toda ação pastoral, promovendo atitudes e iniciativas de autoavaliação e coragem para mudar o que é necessário, visando à conversão pastoral e a renovação das paróquias. Em outras palavras, o COMIPA é um instrumento de reorganização da mentalidade paroquial, existe para articular a ação missionária na paróquia, para que todos reconheçam que sua vida é uma missão, Missão de Deus.

Foram 120 participantes, sendo leigos(as), uma religiosa e alguns padres. O Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, também participou de todo o encontro, que começou na noite da sexta-feira e seguiu até às 15h do sábado. Palestras, partilhas e Missa integraram a programação.

Os dois dias de formação foram assessorados pelo Diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Pe. Maurício Jardim, que abordou tópicos relativos à natureza e a organização da missão, bem como à criação de uma mentalidade missionária e à compreensão de que a missão é eclesial, ou seja, a missão é da Igreja e não pode ser monopolizada por nenhum grupo.

WhatsApp Image 2018-10-11 at 11.46.21 (1)Nas palavras do Pe. Maurício Jardim, sempre foi de Deus a iniciativa de salvação, e essa experiência do amor salvífico de Deus é o ponto de partida para que a missão aconteça, para que sejamos impelidos a contribuir com a construção do Reino de Deus aqui na terra. “É preciso entender que a missão é a própria essência de Deus na terra, e que ela engloba a Igreja, povo de Deus”, afirmou. A missão é, em suma, o lugar onde Deus busca amar e salvar o seu povo. “A Missão, portanto, é uma só. Ela é de Deus, nasce no coração da Trindade. Deus é missão. O amor de Deus é um amor que não se contém, que transborda, que se comunica, que sai de si. O próprio Deus se auto-envia pela missão do Filho e do Espírito. O Filho é enviado pelo Pai na força do Espírito Santo”, declarou do diretor das POM.

Todo batizado é chamado a viver sua vocação missionária, testemunhado o Evangelho da alegria e da ação transformadora de Cristo, em todos os âmbitos sociais. Nesse sentido, o padre Mauricio Jardim enfatizou a dimensão do ‘encontro’, do encontro como a própria oportunidade para que a missão aconteça, uma vez que Deus se coloca na terra através da nossa vida, dos nossos trabalhos. Por essa razão, a missão requer, ao mesmo tempo, uma saída de si e uma proximidade do outro.

Para Mádson Francisco (Nazaré da Mata-PE), o encontro formativo indicou formas concretas de cooperar com o trabalho missionário nas comunidades. “A comunhão espiritual, a comunhão dos bens materiais e a entrega da própria vida na missão; pois aquele que é apaixonado pelo Senhor não consegue dar menos, mas dispõe tudo em favor da obra”, partilhou.

O assessor da dimensão missionária na Diocese de Nazaré, Pe. Simeão Dantas, fala de sua satisfação pelos frutos e propósitos criados a partir do encontro. “Saio muito satisfeito deste encontro e agradecido aos nossos padres que enviaram seus representantes para esta formação missionária. Fazendo eco ao desejo dos nossos bispos, expresso no Doc. 100: “Não há comunidade cristã que não seja missionária. Se ela esquece a missão, deixa de ser cristã (CNBB 100, 157), queremos animar nossas comunidades, pastorais, movimentos e serviços para vivenciarem com alegria este mês missionário, realizando a Novena Missionária, as Semanas Missionárias e os dias de vivências Missionárias que estão acontecendo em toda a diocese, em vista da celebração do Mês Missionário Extraordinário de 2019, que tem como objetivo: “despertar maior a consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

WhatsApp Image 2018-10-11 at 11.46.20

 

Outras notícias