Formação para coordenadores dos COMIDIs do Regional Nordeste 3

Formação para coordenadores dos COMIDIs do Regional Nordeste 3

O Conselho Missionário do Regional Nordeste 3 (COMIRE-NE3) promoveu neste final de semana, 17 a 19 de maio, mais uma edição da formação para coordenadores dos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDIs). Foram 36 participantes de 16 dioceses do nosso Regional estiveram presentes no encontro que aconteceu no Instituto Frei Ludovico, em Salvador (BA).

60713669_2372574639470163_5932270101238644736_oO Pe. Antônio Niemiec CSsR, Secretário da Pontifícia União Missionária e assessor da CNBB para a animação missionária, assessorou o encontro com o tema do Mês Missionário Extraordinário (Outubro 2019) “Batizados e Enviados – a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O assessor destacou a missão como identidade do discípulo de Jesus, insistindo no papel dos conselhos missionários na conscientização de que o Batismo é vivencial, por isso, nos lança ao mundo para evangelizar.

Quem é batizado não pode abdicar-se da missão. Esta não é opção, mas essência da Igreja, identificando-nos como cooperadores de Jesus na grande missão de Deus, que ele recebeu e confiou aos apóstolos (= enviados). Por isso, a missão deve ocupar lugar de destaque na vida da Igreja. Não podemos ocultar o dom de Deus que recebemos no Batismo nem restringir a questão missionária a algumas tarefas eclesiais. A intenção do Papa Francisco na convocação do Mês Missionário Extraordinário (MME) consiste exatamente despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral ordinária.

60562092_2372573389470288_4839419413687959552_oNesse sentido, Pe. Antônio Niemiec recordou a preocupação do Papa Bento XV na centenária Encíclica Maximum Illud (1919) – motivação para o MME – quando insiste na necessidade de dar novo impulso à responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho. O assessor ainda aproveitou para apresentar o Programa Missionário Nacional (PMN), aprovado pela CNBB, na 57ª AG, que traz a Evangelização como eixo da vida eclesial e se estrutura em quatro prioridades (Formação, Animação Missionária, Compromisso Profético-social e Ad Gentes) para fortalecer e despertar a missionariedade da Igreja no Brasil.

Além da formação missionária o encontro favoreceu a partilha do trabalho de animação missionária a nível regional, diocesano e paroquial, bem como facilitou o vínculo entre os coordenadores dos COMIDIs em vista da sinodalidade tão necessária no processo de renovação missionária da Igreja.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu