Formação missionária anima seminaristas do Regional Nordeste 2

Formação missionária anima seminaristas do Regional Nordeste 2

O evento, nos dias 3 a 5 de janeiro reuniu na diocese de Nazaré (PE), 56 seminaristas de seis dioceses e duas arquidioceses

Depois da celebração do 4° Congresso Missionário Nacional, em setembro de 2017, animados pelo Espírito Santo que envia em missão e renovados com “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, os seminaristas do Regional Nordeste 2 da CNBB, realizaram o seu III Encontro de Formação Missionária (Formise). O evento, nos dias 3 a 5 de janeiro reuniu na diocese de Nazaré (PE), 56 seminaristas de seis dioceses e duas arquidioceses do Regional: Nazaré, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Salgueiro e Petrolina no Pernambuco; Cajazeiras (PB), arquidiocese de Natal (RN) e Maceió (AL). Este ano, a diocese de Nazaré celebra o Jubileu dos seus 100 anos de Vida e missão.

26167564_181330322466575_5680331927636309869_nO Formise aconteceu no intuito de favorecer aos seminaristas, uma sólida contribuição missionária, promovendo uma ajuda para o fortalecimento do Comise nas dioceses que já existem e colaborar para criação e estruturação naquelas que ainda não tem, refletindo juntos sobre a missionariedade em nosso dia a dia.

“Foram dias gratificantes onde juntos pudemos perceber a função do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) e a importância da ação missionária que devemos exercer”, explicou o seminarista José Júnior. “Estamos cada vez mais convictos de que a Igreja é chamada ‘a estar em em saída como o seu Senhor é sabe ir à frente, tomar iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados, convidar os excluídos’. Isto é a missão de cada cristão e cabe também aos seminaristas buscarem viver continuamente esta ação sendo colaboradores. Dizer igreja é dizer missão”, complementou o seminarista.

!cid_b30d405e-eb28-4bc5-b3a9-7bffb3c24334

Para refletir sobre a missão como fundamento da vida presbiteral para servir sem medo, os participantes contaram com a ajuda do padre Antônio Niemec, secretário nacional da Pontifícia União Missionária, dom Magnus Henrique, bispo da diocese de Salgueiro (PE) e referencial para a missão no Regional Nordeste 2; padre Edvaldo Brito, da arquidiocese de Natal  (RN) e coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2; professor Dr. Sérgio Sezino, teólogo na Universidade Católica de Pernambuco e dom Francisco de Assis, bispo da diocese de Nazaré, que acolheu com grande alegria os seminaristas.

As reflexões do Formise recordaram a importância de todos assumirem sua vocação missionária conforme o decreto do Vaticano II, Ad Gentes. “Essa paixão pela missão e essa responsabilidade com todas as Igrejas deve animar o ministério presbiteral, a vida religiosa consagrada e a participação dos leigos na animação e na ação missionária específica” (cf. AG 40 e 41).

Com informações do Comise, diocese de Nazaré (PE)

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu