Famílias Missionárias

 

Logo-final_familias_missionariasAs Famílias Missionárias são serviço de animação da Obra da Propagação da Fé. A atividade tem como objetivo promover a consciência da missão universal nas famílias, como Igreja Doméstica, para assim despertar vocação missionária comprometida com o anúncio do Evangelho em seu ambiente geográfico e além-fronteiras. Seu trabalho visa, entre outros objetivos específicos, fortalecer as famílias na vivência do espírito de comunidade e em estado permanente de missão. Oferecida como alternativa para todos os integram o ambiente familiar, as Famílias Missionárias desejam ajudar na animação missionária no interior do lar para edificar Igrejas Domésticas enraizadas na vivência do Evangelho e em Jesus Cristo!

Objetivo Geral
Promover a consciência da missão universal nas famílias, como Igreja doméstica, despertando vocações missionárias comprometidas com o anúncio do Evangelho e a favor da Vida.

Objetivos Específicos

➢ Fortalecer as Famílias Missionárias para viver em estado permanente de missão na ternura do amor cristão

➢ Realizar encontros de Famílias Missionárias para a escuta, reflexão e partilha de vida

➢ Desenvolver atividades de formação e animação missionária com as famílias

➢ Despertar a vocação missionária além-fronteira nas famílias

➢ Articular ações conjuntas com pastorais, movimentos, organismos e entidades que trabalham com a ética e a promoção da dignidade humana

➢ Estimular projetos de inclusão social e sustentabilidade levando as famílias à comunhão fraterna

Metodologia das Quatro Áreas Integradas

Na carta encíclica Mater et Magistra, publicada em 1961, por São João XXIII, o método ver-julgar-agir foi reconhecido formalmente como prática de evangelização. Essa forma de trabalho busca um “estudo da situação” concreta, escreveu o papa. Como segundo passo, propõe a “apreciação da mesma à luz desses princípios e diretrizes” para então, indicar um “exame e determinação do que se pode e deve fazer para aplicar os princípios e as diretrizes à prática” (cf. MM 235).
As Famílias Missionárias, bem como a Infância e Adolescência Missionária (IAM) e a Juventude Missionária (JM) são orientadas pela metodologia das quatro áreas integradas que tem como base esta metodologia. As atividades das Obras Missionárias seguem a dinâmica proposta por São João XXIII na esperança de direcionar os grupos a serem Igreja missionária, “de educar e dirigir, orientando, com solicitude materna, a vida dos indivíduos e dos povos, cuja alta dignidade ela sempre respeitou e defendeu” (cf. MM 01). Para as Famílias Missionárias o método de trabalho orienta os grupos a aderirem à prática, a partir de duas dimensões: Vida em Grupo e Vida em Família.

➢ Vida em Grupo: momento para que as famílias que compõem o grupo vivam em comunidade, partilhem vivências e orientem os trabalhos, a partir de encontros como Igreja Doméstica. Por se tratar de duas etapas, orienta-se que a experiência de comunidade ocorra quinzenalmente nos passos abaixo.

➢ Vida de Família: momento de vivência familiar que busca fortalecer o diálogo, a presença de Deus e os vínculos dentro da família. Estes dois passos completam  a metodologoa das quatro áreas integradas e devem ser vividos no ceio familiar.

➢ 1º Passo do Mês – Formação Missionária (Vida de Grupo)
A espiritualidade missionária integrada pelas quatro áreas integradas busca, como primeiro passo, olhar a realidade. Escolhe-se um tema gerador para o mês, busca-se orientação sobre o tema para realizar a Formação Missionária.

➢ 2º Passo do Mês – Espiritualidade Missionária (Vida de Família)
No decorrer do mês cada Família Missionária, no interior do seu lar irá viver como família os compromissos missionários propostos pelo tema gerador. Como proposta sugere-se o Terço Missionário em família e a Leitura Orante da Bíblia.

➢ 3º Passo do Mês – Visita Missionária (Vida de Grupo)
O Grupo das Famílias Missionárias, como terceiro passo, deverá realizar no decorrer do mês alguma visita missionária de acordo com a realidade local. Como pastoral orgânica, neste momento deve buscar uma integração com as demais pastorais, movimentos e organismos presentes na comunidade.
Vida em Família: momento de vivência familiar que busca fortalecer o diálogo, a presença de Deus e os vínculos dentro da família. Estes dois passos completam a metodologia das quatro áreas integradas e devem ser vividos no ceio familiar.

➢ 4º Passo do Mês – Vida de Comunidade (Vida de Família)
Como organismo que pertence a uma comunidade eclesial, as Famílias Missionárias em sua metodologia cultivam a inserção na vida paroquial. Como quarto passo, o grupo é convidado a participar de um momento da comunidade onde está inserido.

Compromissos das atividades da Obra

 Rezar todos os dias pelas Missões
 Oferecer algum sacrifício no decorrer do dia pela evangelização
 Contribuir financeiramente cada mês para suprir as necessidades missionárias da Igreja
 Formar e alimentar o espírito missionário, pela leitura de publicações missionárias (revistas, boletins, sites…), apoiando e divulgando a imprensa missionária.

 

menu
menu