Evangelização no mundo urbano é tema de debate em Juiz de Fora (MG)

Evangelização no mundo urbano é tema de debate em Juiz de Fora (MG)

No dia 17 de outubro, religiosos e leigos participaram de uma mesa-redonda sobre o tema “A evangelização na cidade – desafios e perspectivas”, promovida pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). Protagonizaram a discussão o Prof. Dr. Padre Geraldo Dondici Vieira, e o Ms. Robson Ribeiro de Oliveira Castro.

“Esta mesa-redonda surgiu da ideia de refletirmos teologicamente a Pastoral Urbana em nossa cidade. O II Sínodo da Arquidiocese de Juiz de Fora se aproxima, e a sua primeira fase irá trabalhar aspectos da evangelização no meio urbano. Então, nada melhor do que nós refletirmos, nesse Mês Missionário, antecedendo o Sínodo, sobre os aspectos pastorais, os desafios, a teologia da missão dentro da cidade”, contou o coordenador do Comise, seminarista Rafael Nascimento.

Segundo o Padre Geraldo Dondici, o Cristianismo nasceu nas cidades. “As grandes cidades da antiguidade foram os primeiros lugares que acolheram a fé. Paulo foi um pregador urbano. Nós, hoje, andamos um pouco atrasados. A cidade vai a nossa frente, nossas respostas talvez estejam insuficientes para todo o desafio que a cidade nos apresenta. Então, vamos nos colocar diante do Espírito Santo com Maria, para que, em um novo Pentecostes, ele nos oriente, nos impulsione a evangelizar a cidade, o lugar da experiência concreta do evangelho”.

O debate, segundo Robson, também teve o objetivo de possibilitar a análise e observar em que medida a Igreja caminha ou precisa ainda caminhar diante do desafio de fazer uma pastoral no meio urbano, com todos os desafios e dificuldades atuais. “A nossa proposta é justamente trazer para reflexão aquilo que o II Sínodo Arquidiocesano propõe: ‘Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados’ (Mt 10, 27). Porque foi a partir dessa realidade que a Igreja se formou; que nós, enquanto cristãos, transmitimos a mensagem do evangelho, o calor de Cristo, a mensagem que Ele veio anunciar”.

Para o Reitor do Seminário Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, a Igreja precisa dar respostas aos apelos que o mundo urbano nos faz. “Essa mesa-redonda nos ajuda muito para que possamos nos aprofundar na temática da evangelização na cidade, com toda a complexidade que o mundo urbano possui. Todos nós podemos nos colocar diante de Deus e pedir que Ele faça de nós instrumentos do Seu amor, da Sua paz no mundo da cidade”.

Fonte: Arquidiocese de Juiz de Fora

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu