Equipe executiva do COMINA realiza reunião

Os membros da equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (COMINA) estiveram reunidos nesta segunda, 25 de fevereiro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília.
Esteve na pauta da reunião os encaminhamentos sobre a Assembleia do COMINA, que se realiza no próximo mês de abril, o Programa Missionário Nacional e o Mês Missionário Extraordinário, assim como a organização do Seminário de Missiologia, entre outros assuntos.

Programa Missionário Nacional

Foi apresentado um levantamento sobre a sistematização de todos os dados colhidos nas assembleias dos Conselhos Missionários Regionais ao longo de 2018. A equipe definiu como esses dados serão apresentados na Assembleia do COMINA, de 4 a 7 de abril, na sede das POM. Além dos membros da Assembleia do COMINA também participam aqueles que colaboraram com o encontro Iluminar, em novembro de 2018, que oportunizou a produção de textos com fundamentação bíblica, teológica e antropológica. “Essa será uma assembleia muito importante, pois é o primeiro Programa Missionário Nacional que está sendo proposto para a Igreja do Brasil. Esse projeto será apresentado na Assembleia Geral dos Bispos em maio”, destacou Pe. Antônio Niemiec, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Seminário de Missiologia

Em uma nova iniciativa da Comissão Missionária, com a colaboração do CCM, POM e CRB, foi discutido a organização do Seminário de Missiologia, que vai acontecer nos dias 10 a 14 de junho. É destinado aos missiólogos e missiólogas com formação em mestrado e doutorado. De acordo com levantamento realizado no segundo semestre de 2018, existem 67 pessoas com formação em missiologia. O objetivo do seminário é mobilizar os missiólogos do Brasil para a produção em nível nacional. Os temas abordados durante o encontro giram em torno do Mês Missionário Extraordinário, com enfoque principal na missão ad gentes.

Encontro da missão ad gentes 2019

O encontro acontece de 31 de março a 02 de abril, sendo realizado com a parceria da CNBB, CCM, POM e CRB. Nesta segunda edição, o objetivo é ampliar a discussão, em vista do Mês Missionário Extraordinário. O encontro é destinado aos representantes das congregações, dioceses e Regionais, que enviam ou querem enviar missionário ad gentes.

São membros da Equipe Executiva do COMINA:

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB e Presidente do COMINA;
Pe. Antônio Niemiec CSsR, assessor da mesma comissão e secretário-executivo do COMINA;
Pe. Maurício Jardim, Diretor das POM;
Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB);
Pe. Jaime Gusberti, Secretário Executivo do Centro Cultural Missionário (CCM)
Prof. Gilberto Vieira dos Santos, representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
Ir. Maria Irene Lopes dos Santos, da Comissão Episcopal para a Amazônia, da CNBB.

Outras notícias