Encontro de Zeladoras da diocese de Caxias do Sul (RS) reúne mais de 800 pessoas

Encontro de Zeladoras da diocese de Caxias do Sul (RS) reúne mais de 800 pessoas

Atividade, que recorda o Mês Missionário Extraordinário, e a animação vocacional contou com o batizado de uma criança durante a missa.

Mais de 800 pessoas participaram do 39º Encontro de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas da diocese de Caxias do Sul, neste sábado, 12 de outubro, solenidade da Padroeira do Brasil. A atividade, realizada no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, teve início às 09h, com a acolhida às caravanas de cidades da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves, Farroupilha e das paróquias de Caxias do Sul.

Encontro Zeladoras 5- Felipe PadilhaEm 2019, quando o Seminário completa 80 anos de inauguração e quando a Igreja convida ao Mês Missionário Extraordinário a partir da temática do batismo e da missão, o lema escolhido contemplou a nova fase da instituição: animar e formar jovens e famílias. “Com a Mãe Aparecida, batizados e enviados para animar jovens e famílias”, foi a motivação do evento.

Durante a manhã ainda foi realizado um momento formativo a partir da teologia e dos símbolos do Batismo. Diversos sinais e orações deram sentido à importância do Mês Missionário Extraordinário e deste Sacramento como porta de entrada da Igreja Católica, tempo privilegiado para acompanhar e ajudar as famílias no amadurecimento na fé. O ponto alto do encontro foi a missa, presidida pelo bispo diocesano, com José Gislon. Durante a celebração foi realizado o batizado de uma menina.

Em sua homilia, Gislon destacou a importância da figura materna de Nossa Senhora. Em entrevista, o bispo salientou que Maria se faz presente na vida das comunidades e um desses sinais é o trabalho de quem cuida da Capelinha. “As Zeladoras têm essa missão tão bonita de se aproximar das famílias, ir ao encontro das famílias e favorecer o encontro das famílias em oração, lembrando que família que reza unida permanece unida”, completou.

Ao meio-dia aconteceu o almoço partilhado e no início da tarde foi realizado mais um momento formativo, sendo este voltado à animação vocacional e ao trabalho das Zeladoras e Zeladores de animar jovens e famílias para que possam abraçar, sem medo, a vocação que Deus lhes confia e a qual Jesus os chama. Por fim, houve a récita do Terço e o envio.

Encontro Zeladoras 3 - Felipe PadilhaNeste domingo, 13 de outubro, o Seminário também irá realizar a Festa de Nossa Senhora Aparecida e dos 80 anos da instituição. Está programada uma missa festiva, às 10h30 e almoço de confraternização, cujos ingressos são vendidos R$ 50 e podem ser adquiridos com as lideranças dos movimentos de evangelização e também no Seminário.
.
O padre Marciano Guerra, que é coordenador da Pastoral Vocacional e membro da equipe gestora do Seminário, avalia o encontro. “Esse momento quer gerar um nova forma de compreender sempre a missão das Zeladoras, que é uma missão de animar famílias, vocações, a partir do seu envio missionário. É uma alegria acolher e viver esse momento aqui e também mostrar a elas todo esse nosso trabalho com as vocações, porque elas rezam e trabalham pelas vocações”, conclui.

O 39º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores foi promovido pelo Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, com o apoio da Pastoral Vocacional.

Por: Felipe Michelon Padilha, Jornalista

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu