Encontro de formação missionária na Bahia

Encontro de formação missionária na Bahia

O encontro de formação missionária assessorado pelo Pe. Maurício Jardim teve como objetivo formar lideranças missionárias na Região Pastoral V, para assumirem compromissos junto às Pontifícias Obras Missionárias.

Nos dias 5 e 6 de maio realizou-se o Encontro de Formação para COMIDI´s Sub Região Pastoral V (Barra, Barreiras e Bom Jesus da Lapa), do Regional Nordeste 3.

ne3O primeiro dia do encontro foi aberto com uma acolhida organizada pelo COMIPA de Mansidão, que fez os participantes refletirem sobre o que almejavam do encontro. Logo após o momento formativo foi assessorado pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias – POM, Pe. Maurício Jardim, que apresentou aos participantes um resumo do documento 108 da CNBB , “Missão e cooperação missionária”. “Precisamos nos converter porque a Igreja está no mundo unicamente para cooperar com a missão de Deus e é assim que nós participamos da condição divina, impulsionados pelo Espírito a anunciar o Evangelho, revivendo em nós mesmos a presença de Cristo ressuscitado, e que nos coloca em comunhão com Deus Pai. A missão é de Deus. Ele toma a iniciativa”, afirmou Pe. Maurício.

Durante a tarde deu-se continuidade ao encontro, com a apresentação do documentário do Congresso Missionário Nacional realizado em Recife. Após o vídeo, Pe. Valdo da diocese de Bom Jesus da Lapa fez uma pequena partilha sobre o que ele vivenciou no Congresso Missionário Nacional, e isso impulsionou os outros participantes a partilharem sobre o que puderam sentir ao assistir o documentário do congresso. “Precisamos atender os apelos do papa Francisco para que assim possamos dar testemunho do Cristo Ressuscitado que nos impulsiona a sair, sair de nós mesmos para nos encontrar no outro” afirma Pe. Leandro.

Após as partilhas, foi retomado o estudo com o tema “Sujeitos da animação missionária no Brasil”. O assessor reforçou que os sujeitos da animação missionária são responsabilidade de todo o Povo de Deus, cada diocese, paróquia, agente de pastoral, bispo, presbíteros, religiosos, religiosas, leigos, leigas, tal como fala o decreto Ad Gentes.

n32No dia seguinte os trabalhos foram abertos com a Celebração da Santa Eucaristia, onde os representantes de cada diocese foram apresentados aos paroquianos de Mansidão (BA). Dando continuidade ao encontro, Pe. Maurício expôs alguns questionamentos sobre o Decreto Ad Gentes, documento de Aparecida e sobre a Evangelli Gaudium que levou os participantes a refletirem sobre sua caminhada, encaminhando-os a um maior amadurecimento missionário e pessoal. Em seguida apresentou uma mensagem do papa Francisco sobre a sinodalidade (caminhar juntos), que tem o sentido de unidade entre o clero e os leigos para uma escuta atenta do Evangelho de Cristo, resultando em uma partilha valiosa entre os participantes. O encontro impulsionou os participantes para testemunharem o Cristo Ressuscitado nas suas realidades existenciais, os trabalhos foram fechados com algumas homenagens e agradecimentos.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu