Encontro da Juventude Missionária de Santa Catarina

Encontro da Juventude Missionária de Santa Catarina

Nos dias 24 e 25 agosto, na cidade de Itapema, em Santa Catarina, ocorreu o Encontro de Formação Estadual da Juventude Missionária, com a assessoria do Pe. Badacer Neto. Nestes dois dias, reuniram-se cerca de 40 jovens das dioceses de Blumenau, Joinville, Lages e Arquidiocese de Florianópolis, acolhidos na Capela Nossa Senhora das Graças, a qual sediou o evento.

4Durante o encontro, os jovens missionários foram convidados a refletir e a dialogar sobre o tema do Mês Missionário Extraordinário voltado à juventude: “Batizados e enviados, a Juventude Missionária em missão no mundo.”

Num segundo momento, divididos em cinco grupos, juntamente com a participação de algumas lideranças da comunidade, os jovens visitaram as casas das famílias pertencentes à região Rio da Fita. Durante a missão, puderam vivenciar um pouco da realidade local e a disparidade comum de uma cidade turística, cuja desigualdade foi vista pela carência de moradias dignas naquele bairro em contrapartida da infraestrutura de alto padrão dos edifícios situados à beira mar.

1A caminhada missionária proporcionou um crescimento pessoal e espiritual convidando mais uma vez os jovens a encontrar Jesus no olhar de cada irmão visitado, como diz a jovem Missionária Érica Carina da Arquidiocese de Florianópolis: “Desde o momento da saída, eu me senti inspirada pelo Espírito Santo. Me enchi das coisas boas que Deus me proporcionou a cada passo. Foi curta, mas em cada “Pai Nosso” e “Ave Maria” eu me senti ainda mais próxima de Jesus. Como foi minha primeira missão, eu não sabia exatamente como iria ser, muito menos a sensação que eu teria olhando para cada uma das pessoas que conversamos. Quando me dei conta, eu estava envolvida com a graça de Deus e muito eufórica por estar ali. Eu sequer queria sair de lá, por que, por mais precária fosse a situação daquelas moradias, a energia, a sensação de estar próxima do Senhor me inundava.”

Impulsionados pela palavra de Jesus e o amor de Maria, os jovens conversaram com moradores de diferentes faixas etárias, escutaram com atenção cada um deles, convidaram as famílias para participarem da missa da comunidade e divulgaram os encontros da Infância e Juventude Missionária. Na certeza da perseverança da missão, é com alegria que novamente os jovens se comprometeram a fomentar a JM em suas dioceses e comunidades.

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. setembro 01, 21:25 Juvenal Basso da silva

    E muito gratificantes para nos da comunidade nossa senhora das graças que este encontro ter sido realizado aqui em nossa comunidade que o espírito santo ilumine os passos de cada participante

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu