Diocese de Santarém (PA) prepara 10ª Experiência Missionária para seminaristas

Tendo em vista a formação pastoral-missionária dos futuros presbíteros, a diocese de Santarém (PA), por meio do Seminário São Pio X, realizará, nos dias 02 a 29 de janeiro de 2017, a sua 10ª Experiência Missionária. Com o lema: “o que vimos e ouvimos, nós anunciamos” (cf. 1 Jo, 1, 3), a missão acontecerá nas comunidades da paróquia Sant’Ana, no distrito do Arapixuna (foto abaixo), localizado no município de Santarém.

0-0-0-0-a-a-santaremA iniciativa pretende “articular, a partir da pessoa e missão de Jesus Cristo, a prática pastoral, metodologicamente acompanhada, com as várias dimensões da formação e a opção preferencial pelos pobres, em vista do anúncio e edificação do Reino de Deus”, explica padre Rubinei Valente, reitor do Seminário São Pio X em Santarém.

Deverão participar dessa missão, os seminaristas da diocese de Santarém e interessados de outras dioceses. Estarão presentes ainda, padres e alguns religiosos que motivados pela Palavra de Deus e levando em conta a realidade em que vive o povo, desejarem mergulhar na missão.

Padre Rubinei destaca que, a partir dessa prática, “os missionários terão a oportunidade de mergulhar na Palavra de Deus e viver a missão através do conhecimento da realidade em que vivem as pessoas, com sua história, sofrimentos, alegrias e esperanças”. A experiência inclui escuta das 0-0-0-0-a-a-santarem3pessoas, visitas às casas, encontros nas comunidades, celebrações e gestos concretos segundo as necessidades locais.

Ao motivar a participação dos seminaristas, padre Rubinei Valente recorda que, “a fé é um dom que Deus nos dá. Mas este dom, não pode ficar escondido, enterrado. Ao contrário, deve aparecer. Jesus nos lembra que ninguém acende uma lâmpada, para iluminar a si mesma, mas para iluminar a todos os que estão na casa” (Mt 5, 15).
O reitor acrescenta: “a mesma fé que vamos levar é a fé que vamos encontrar, porque também o povo do Arapixuna viu e ouviu o Senhor. Vamos partilhar nossa fé e nos enriquecer e animar uns aos outros”.

Inscrições: Interessados em participar da 10ª Experiência Missionária de férias em Santarém (PA) podem solicitar vagas com o padre Rubinei Valente por meio do e-mail: [email protected]

Seminário São Pio X: Tel.: (93) 3524 3468 ou (93) 9183 5306

Outras notícias