Diocese de Mogi das Cruzes realiza Encontro da Infância e Adolescência Missionária

A Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Mogi das Cruzes (SP) realizou na última quinta-feira, 15 de novembro, seu encontro diocesano – EDIAM. O encontro, realizado na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Mogi das Cruzes, contou com a participação de cerca de 60 crianças e adolescentes, de grupos de IAM das cidades de Itaquaquecetuba, Arujá, Salesópolis e Mogi das Cruzes.

EDIAM - Diocese de Mogi das Cruzes (120)Para assessorar a temática “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz, unidos na ação missionária em Pemba”, o grupo contou com o apoio de membros da equipe de coordenação da IAM da Diocese de São Miguel Paulista, que apresentaram grandes líderes mundiais e a importância da ação da Obra da Infância e Adolescência Missionária na promoção da paz e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “A Infância e Adolescência Missionária, depois de Jesus Cristo, foi a primeira organização da Igreja a colocar a criança no centro da ação pastoral; na parte social também foi a pioneira na ajuda financeira à projetos que defendem a vida das crianças e adolescentes em todo o mundo, trabalho que continua até hoje.”, ressaltou Rodrigo Alves Piatezzi, coordenador da IAM na Diocese de São Miguel Paulista.

EDIAM - Diocese de Mogi das Cruzes (72)O adolescente Luiz Carlos, tem 16 anos e participa da IAM da Paróquia Senhor Bom Jesus, na cidade de Arujá, desde os nove anos de idade. Para ele, a Obra ajuda as crianças e adolescentes a terem um olhar mais humano. “Hoje eu sou mais velho, mas o que me motiva a continuar na IAM é poder ajudar outras crianças e adolescentes a fazerem o que eu venho fazendo nesses anos. A Infância e Adolescência Missionária realmente ajuda as crianças a pensar diferente, em vez de brigar, xingar e praticar o bullying, ajuda a ter mais amor ao próximo, a ser mais humano.”, partilhou.

Terminando o momento formativo, o grupo participou da celebração da Santa Missa, presidida pelo padre José Orlando da Cruz, fundador da Comunidade Católica Coração Redentor, que foi responsável pela animação do encontro. Durante a celebração, os grupos de IAM entregaram seus cofrinhos missionários que, juntamente com as ofertas da celebração, serão encaminhadas a Ação Solidária “Dá-me de beber”, em prol da construção de três poços artesianos na Diocese de Pemba, em Moçambique, ação assumida pela IAM do Estado de São Paulo.

EDIAM - Diocese de Mogi das Cruzes (82)No período da tarde foram realizados trabalhos em grupos conduzidos pelos adolescentes missionários. Os grupos tinham como tarefa apresentar como a Infância e Adolescência Missionária pode ser promotora da paz em ações cotidianas; durante as apresentações também foram recordados grandes promotores da paz, como Mahatma Gandhi e São Francisco de Assis.

A pequena Clara, de apenas seis anos, fez questão de deixar uma mensagem ao blog da Garotada Missionária: “O que eu mais gosto na Infância Missionária é que eu ajudo e rezo pelas crianças de todo o mundo.”, partilhou a pequena missionária que é membra da IAM da Paróquia São José, de Salesópolis.

EDIAM - Diocese de Mogi das Cruzes (61)

Outras notícias