Diocese de Januária (MG) define as ações para os próximos anos

Diocese de Januária (MG) define as ações para os próximos anos

Nos dias 29, 30 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu a Assembleia Diocesana de Pastoral, na cidade de Januária (MG), assessorada pelo Pe. Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil. Dom José Moreira, párocos e representantes delegados de pastorais e movimentos estavam presentes para, juntos, definirem o Plano Diocesano de Pastoral.

20191201091006_IMG_6197-1024x683Novos desafios para a evangelização

Pe. Maurício explica que “a grande prioridade das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil é criar comunidades eclesiais missionárias” e que, para isso, é preciso enfrentar os desafios da mentalidade urbana, onde prevalece a individualidade. Ele diz que a sociedade está vivendo a crise de sentido da vida, e que Jesus é apresentado como uma das opções, e não a opção. E para superar essas barreiras é necessário uma Igreja em saída, pois não se vive a missionariedade sem missão.

Plano Pastoral segundo os Pilares da Evangelização

O novo planejamento será guiado pelos Pilares da Evangelização, que são os seguintes: Pilar da Palavra, Pilar do Pão, Pilar da Caridade e Pilar da Ação Missionária. O assessor, padre Maurício Jardim, afirma que esses pilares formam o caminho para uma Igreja realmente em missão, capaz de criar vínculos de fraternidade.

Para criarem as novas metas da Ação Evangelizadora e encaminhá-las para a aprovação, os participantes dividiram-se em grupos e indicaram nomes que representarão cada um desses pilares, buscando o desenvolvimento das atividades em toda a diocese.

Vida em comunidade

Na noite de sábado (30), a missa que marcou o início do Advento foi realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores, presidida por Dom José Moreira, concelebrada pelo padre Maurício Jardim e padres da Diocese de Januária, e contou com a presença dos leigos participantes da assembleia.

Na homilia, o padre Maurício destacou que aquilo que Deus quer para os próximos anos “não é tarefa de uma pessoa só”, é um convite a todas as pessoas da diocese. Todos pertencemos a pequenas comunidades, e as Diretrizes pedem que voltemos a vida comunitária, “lugar de iniciação à vida cristã, da escuta da palavra de Deus e de fazer discípulos e missionários”.

Na finalização do segundo dia de assembleia, aconteceu a noite de animação missionária, com música ao vivo na voz e sanfona do padre Juliano, da Diocese de Janaúba. O momento foi uma oportunidade de vivenciar a unidade através da alegria, da canção e da dança.

IMG-20191202-WA0011-1024x682Próximas ações – 2020 – 2023

No domingo (01), todos votaram o texto do Plano de Ação Evangelizadora e Pastoral, algumas alterações foram feitas e os nomes dos indicados foram definidos.

O texto aprovado prioriza a criação de equipes e promoção de animação bíblica; formação e equipe litúrgica, e valorização da piedade popular; o compromisso com a cultura da vida e da paz, e a motivação para o engajamento social na luta pelos Direitos Humanos; criação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) e Conselho Missionários Paroquiais (COMIPAs), e o despertar da conversão pastoral e missionária de todo o Povo de Deus.

Cada um dos pilares apresentados possuem duas metas a serem trabalhadas e, para o direcionamento dessas ações, foram indicados quatro nomes por pilar.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu