Diocese de Grajaú elabora Plano Diocesano de Pastoral para os próximos 2 anos

Diocese de Grajaú elabora Plano Diocesano de Pastoral para os próximos 2 anos

Com o objetivo de elaborar o Plano Diocesano de Pastoral para o biênio 2020/2021, o bispo diocesano de Grajaú, Dom Rubival Cabral Britto, os presbíteros, os diáconos permanentes, as religiosas e leigas consagradas, e os coordenadores diocesanos das pastoral e movimentos eclesiais, estiveram reunidos em Assembleia Diocesana de Pastoral, nos dias 15 a 17 de novembro, no Centro Diocesano de Pastoral em Barra do Corda (MA).

20191116_143452Participaram da assembleia 130 pessoas, que foi conduzida pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Sérgio Gallina, e pelo coordenador diocesano da Pastoral Catequética Pe Wesley Melo da Silva, e assessorada por Pe. Antonio Niemiec, missionário Redentorista e secretário nacional da Pontifícia União Missionária.

Durante a oração inicial, os participantes foram acolhidos e motivados com a palavra do pastor diocesano, dom Rubival que falou sobre as perspectivas pastorais para a caminhada diocesana, convidando a todos a fazê-la num Espírito de paz, na comum participação da missão, feita no testemunho e no anúncio do Evangelho da Igreja em saída.

O coordenador diocesano de pastoral, Pe. Sérgio, apresentou a programação da assembleia, os participantes por vicariatos, e o assessor da assembleia; dividiu os grupos de trabalho para leitura e escuta da caminhada da Diocese percorrida durante os anos de 2017 a 2019.

Em seguida o assessor da assembleia, Pe. Antonio Niemiec, apresentou as propostas da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, com o objetivo de eleger as prioridades para elaboração do Plano Pastoral Diocesano da Ação Evangelizadora Diocesana, de acordo com a realidade e avaliações feitas durante as escutas e diálogos nas assembleias dos Vicariatos, fazendo-nos lembrar que toda ação missionária deve ser realizada com planejamento, prioridades e projetos, seguindo então para o calendário, de modo com que possa enfrentar os desafios com respostas eficazes, para assim garantir o dinamismo permanente das comunidades e pastorais.

20191116_182105Pe. Antonio disse ainda que o convite é caminhar com Formação Discipular, Cuidado com a Casa Comum, Vida Cristã, com os Jovens, Liturgia e Espiritualidade.

No sábado (16/12), a celebração da Santa Missa motivou os participantes da assembleia a “celebrar a missão, a vida e as maravilhas de Deus presente nas comunidades cristãs e naqueles que buscam dias melhores”, fazendo uma constante referência ao compromisso de construir o projeto do reino de Deus.

Durante a manhã, Pe. Antonio Niemiec, apresentou sob a luzes das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, os pilares da Missão que é a Palavra, Caridade, Pão e Ação Missionária.

Na parte da tarde os participantes da assembleia se empenharam na elaboração do Plano Diocesano de Pastoral, levando em conta os caminhos vivenciados na Diocese, com ações apontadas com tudo aquilo que vem sendo realizado, e outros que são desafios conforme as prioridades debatidas, avaliadas e aprovadas em assembleia.

Pascom (19)As prioridades escolhidas foram: Iniciação à Vida Cristã, Missionariedade e Sustentabilidade, Juventudes e Povos Indígenas, para uma Igreja em estado permanente de missão, Casa da Iniciação à vida Cristã, e a Serviço da vida plena para todos.

Presidida pelo bispo diocesano Dom Rubival Cabral Britto, a Santa Missa deu início ao último dia (17/11) de trabalho da Assembleia Diocesana de Pastoral. Em seguida houve à apresentação da Missão Diocesana 2020/2022 que tem por objetivo proporcionar uma experiência missionária na caminhada pastoral diocesana.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu