Diocese de Criciúma (SC) realiza formação missionária com acadêmicos de Teologia

Diocese de Criciúma (SC) realiza formação missionária com acadêmicos de Teologia

No dia 5 de outubro foi realizada a tarde de formação missionária aos acadêmicos de Teologia da ETL. O evento foi sediado no Santuário diocesano Nossa Senhora do Caravaggio, em Nova Veneza (SC).

O encontro foi organizado pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), onde mais de 40 pessoas estiveram presentes, os participantes na sua maioria eram leigos e leigas, que participam na Escola de Teologia para Leigos que acontece em dois setores da Diocese.

Pe. Valdemar Carminati, o reitor do santuário e anfitrião do evento, acolheu a participantes com aquela alegria própria do seu ser missionário, enfatizou a importância da presença de cada um. Pe. Antonio Mendes, que atuou por quatro anos na região do Tocantins como missionário enviado pela Diocese de Criciúma, atualmente é coordenador do COMIDI, iniciou a formação abordando sobre a Igreja e sua dimensão missionária, como são constituídos os conselhos missionários.

As Irmãs da Congregação Sacramentinas de Bérgamo, Ir. Roneide e Ir. Angélica, falaram sobre a Vida Religiosa e a Missão, a fecundidade e transformadora presença dos religiosos,uma presença afetiva e efetiva, profética e samaritana da Igreja nos mais diversos lugares em todo o mundo.

Sobre o Mês Missionário Extraordinário, quem trabalhou com o grupo foi Zenir Gelsleichter, leiga missionária, e trabalha na Secretaria de Animação Missionária na Arquidiocese de Florianópolis, e junto com Pe. Antonio, membro do COMIRE do Regional Sul4.

A assessora iniciou, destacando sobre a riqueza destes momentos de formação,imprescindíveis em vista de formar o povo para a consciência da missionariedade, fazendo compreender que todos os Batizados são Enviados, chamados a ser esta Igreja de Cristo em missão no mundo, perceber que a vida é missão, e cada lugar é o momento único e oportuno de ser esta missão. Ela deu continuidade na formação a partir da proposta e os objetivos que o Guia para o Mês Missionário Extraordinário elaborado pela CNBB traz em vista da convocação do Papa Francisco deste outubro missionário extraordinário, as celebrações e as orientações práticas, as reflexões, missão permanente e os testemunhos, em especial Pe. Ezequiel Ramim e Dra Zilda Arns. Também sobre os materiais que as Pontifícias Obras Missionárias – POM produziu e dispõe a novena missionária, e os vídeos para cada dia da novena com os testemunhos e vivencias missionárias, possa despertar, fortalecer e reavivar a missão nas comunidades. Possibilitem-se as lideranças meios de trabalhar estes subsídios, nas reuniões, catequese e celebrações.Enfatizar a importância da Coleta Missionária, e sua destinação para a missão Ad gentes.

Zenir também partilhou das vivências missionárias em algumas regiões do Brasil e em Moçambique-África,ela falou sobre o olhar e o acolher com respeito, os ritos e as tradições dos povos, a realidade que irão se inserir. O necessário e sincero diálogo que leva em conta as diferentes culturas, crenças e modos de compreender o sagrado, isto exige ternura, humildade, reverência e respeito no pisar este chão do outro.

 

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu