“Despertar para o Comise”: uma iniciativa dos seminaristas do Oeste do Pará

Um grupo de seminaristas das Igrejas do Oeste do Pará (Santarém, Itaituba e Xingu) se reuniu para trilhar planos missionários durante o período formativo. O objetivo é fortalecer a articulação Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), como principal meio para despertar o ardor pela missão. O encontro realizado no último sábado, dia 25, em Santarém (PA), sob organização do Comise do Regional Norte 2 da CNBB, contou com a assessoria do coordenador Regional e membro da Comissão nacional dos Comises, Paulo Felipe dos Santos, seminarista da arquidiocese de Belém.

1

O “Despertar para o Comise” iniciou com um momento de oração seguido de uma apresentação sobre o Comise: origem, fundamentação, objetivo, atividades e articulações a nível nacional e regional, além de sua importância na vida do Seminário. “A proposta é criar o Comise também nesta região do Estado para uma melhor articulação missionária entre os seminaristas que estudam em Santarém, pois só temos o núcleo regional, que movimenta os seminaristas que estão na região metropolitana de Belém”, pontuou Paulo Felipe. “Esta região já é missionária, e os seminaristas vivem a missão na prática do dia-a-dia, porém ainda falta uma melhor articulação, principalmente junto ao Regional”, explicou o seminarista.

5Nesse sentido, durante o encontro, os seminaristas organizados em grupos discutiram sobre a atual organização formativo-missionária no Seminário e formularam propostas para serem levadas ao Conselho de Formação, além de serem assumidas por eles próprios. Surgiram várias propostas tais como: assumir a autenticidade cristã, atentos aos atuais apelos da Igreja, na pessoa do papa Francisco, que pede atitudes concretas de missão para uma Igreja em constante saída; organizar intercâmbios missionários entre os seminaristas das dioceses e prelazias do Oeste, bem como do Regional Norte 2, pois a união da experiência de cada um enriquecerá o outro, além de ter uma visão universal da Igreja, não se fechando a realidade de sua Igreja local; reforçar a consciência de que o futuro presbítero deve estar disposto à missão, seja dentro ou fora do calendário formativo; nas experiências missionárias, fazer formações preparatória com conteúdo.

Os participantes do encontro se comprometeram também, de elaborar uma carta direcionada aos bispos e formadores do Oeste do Pará, pedindo apoio e a criação do Comise.

4

O núcleo regional do Comise se comprometeu em acompanhar e dar o apoio necessário. Com isso se espera uma melhor articulação e comunhão entre os seminaristas daquela região do Pará.

Com informações do Comise Norte 2

Outras notícias