JM do Tocantins realiza formação estadual

JM do Tocantins realiza formação estadual

Com os olhares voltados à convocação do Papa Francisco para a vivência do Mês Missionário Extraordinário e inspirados pelo processo trienal de formação integral dos jovens missionários do Brasil, representantes dos grupos de base da Juventude Missionária (JM) do Tocantins estiveram reunidos em formação nos dias 30 e 31 de março, no auditório da Paróquia de São Sebastião, em Araguaína (TO), diocese de Tocantinópolis.

to2O 10º Encontro Estadual para Coordenadores e Assessores da JM trouxe aos jovens a reflexão da temática “Batizados e enviados: a juventude em missão no mundo” e o lema “Missionário é assim, tem sempre que agir, não deixa pra depois”, trecho da terceira estrofe do hino da JM, sob assessoria do secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Pe. Badacer Neto.

Aproximadamente 50 jovens participaram da formação. “O encontro valeu muito a pena pela presença e abertura da juventude que, refletindo sobre o mês extraordinário missionário, se animou para fortalecer ainda mais o trabalho de animação missionária em suas dioceses, contribuindo efetivamente para colocarmos a nossa igreja em saída missionária”, partilhou Badacer Neto.

Segundo Taillany Sousa de Mesquita, coordenadora estadual da JM, “vivenciar a formação trienal da Juventude Missionária é importante para a compreensão de nosso ser enquanto jovens, cristãos missionários e cidadãos”. De acordo com ela, é preciso compreender a essência do ser jovem missionário para, assim, ser protagonista da missão e fortalecer a identidade missionária.

to4“Aprofundarmo-nos em nosso próprio carisma é essencial para estarmos em comunhão com os demais grupos de JM do Brasil, compreendendo as diversidades juvenis que existem e as diferentes realidades, sabendo lidar e agir sobre elas”, pontuou Taillany.

Para a jovem missionária Ana Júlia Dantas Moreira, a dinâmica de trabalho do encontro deu impulso a algumas ideias a serem trabalhadas nos grupos de base. “Estamos com mais força e ânimo missionário, vamos repassar todo o nosso conhecimento aos nossos jovens. Creio que esse encontro não vai ser bom só para nossa juventude, mas sim, para toda a nossa comunidade, pois o espírito missionário se manifestará mais e mais dentro da igreja”, celebrou.

No sábado à noite os jovens participaram de oficinas sobre a metodologia das quatro áreas integradas, espiritualidade missionária e políticas públicas. Durante o encontro, Pe. Badacer adotou uma dinâmica de trabalho em grupos para que os jovens pudessem partilhar e agir sobre a própria realidade, sempre com apresentação, na plenária, ao final de cada discussão.

to5Além dos jovens coordenadores e assessores, o encontro também contou com a presença e participação de Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis, do pároco local Pe. Eder Carlos Martins e do jovem Felipe Oliveira, agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que facilitou a oficina sobre políticas públicas.

A equipe da coordenação estadual anunciou que em 2020 acontecerá o 1º Encontro Regional da Juventude e Adolescência Missionária (ERJAM) do Regional Norte 3 da CNBB. Sediará o encontro a Paróquia de São João Batista, na cidade e diocese de Porto Nacional (TO).

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu