Conselho Missionário do Norte 2 realiza assembleia

Nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019 reuniram-se na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Belém as lideranças da ação missionária do Regional Norte 2, que compreende os estados do Pará e Amapá, para a Assembleia Geral do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Norte 2.

IMG_8902A assembleia contou com a participação de 46 líderes e articuladores da ação missionária de sete dioceses deste regional, como Belém, Castanhal, Abaetetuba, Bragança, Óbidos, Ponta de Pedras e Cametá, assim como as coordenações regionais ou estaduais da IAM, JM, SMP, CRB, COMISE e CIMI. Promovida pela coordenação executiva do COMIRE Norte 2 a assembleia tinha por
objetivo a animação, formação e articulação das forças vivas missionárias presentes no Regional. Um momento forte e inspirador, que despertou o olhar mais sensível para missão ad gentes e acendeu novo ânimo para o trabalho missionário integrado.

O Programa Missionário Nacional e o Mês Missionário Extraordinário foram o centro dos estudos e discussões dos trabalhos realizados na Assembleia, que foi assessorada pelo coordenador do COMINA, Padre Antônio Niemiec. “Como trabalho de cupim e formiguinha é animação missionária” ressaltou Padre Antônio ao explanar o PMN e o MME. A presença do presidente do Regional e Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Johannes Bahlmann, que é também bispo acompanhante da missão, referencial para o COMIRE Norte 2, foi de extrema importância para o fortalecimento da articulação missionária. Dom Bernardo trabalhou a mística e espiritualidade missionária, o que inspirou as lideranças presentes com seu testemunho de missão ad gentes.

IMG_9605Outra presença marcante e mais do que especial, que abrilhantou esta assembleia foi a da missionária Ruth Oliveira Tavares da “Missão nas Fronteiras”. Ruth é Leiga Xaveriana e atua a cinco anos no Oiapoque nesta missão animada pelo COMIRE. Através de seu testemunho Ruth emocionou a todas e todos os presentes o que reforçou o apelo pela manutenção e apoio a este projeto tão maravilho da Missão nas Fronteiras.

As lideranças dos grupos, pastorais e movimentos da ação missionária avaliaram de forma positiva a realização desta assembleia, a qual deu novo impulso para a caminhada, e o fortalecimento espiritual na luta diária pela defesa dos direitos dos povos da Amazônia, pela animação e articulação missionária neste Regional, e pela valorização das Missão nas Fronteiras “(…) uma necessidade, um chamado e um desafio…” (em memória de Padre Nello Ruffaldi).

Outras notícias