Conselho Missionário do Norte 2 realiza reunião ampliada

Conselho Missionário do Norte 2 realiza reunião ampliada

No último dia 9 de novembro aconteceu a Reunião da equipe de coordenação ampliada do COMIRE Norte 2, na sede da CNBB em Belém do Pará. O encontro reuniu lideranças missionárias das dioceses de Abaetetuba, Cametá, Bragança e da arquidiocese de Belém, assim como, representações da IAM, OSMP, CIMI, JM, COMISE, COMIDIs, MAGIS, e Missão nas Fronteiras.

Promovido pela equipe executiva do COMIRE, este momento buscou aprofundar o entendimento coletivo sobre sentido, objetivos e importância dos conselhos missionários em diversas instâncias, assim como, a formação e articulação missionária em nível de regional. “É preciso ouvir os gritos que ressoam nas bases para se construir um caminho de unidade na missão”, como ressaltou Taina Carolina da OSMP/COMIRE.

IMG_8838A presença e o valioso testemunho de Irmã Rebeca Spires do CIMI, sobre a Missão Nas Fronteiras, foi o momento alto do encontro, o que inspirou e norteou os trabalhos em grupos. “O desafio da Missão nas Fronteiras é de todos nós, é a maior joia deste Regional” enfatiza Irmã Rebeca em intenso e testemunho. E de fato, todos os presentes reconheceram a importância da missão e as necessidades urgentes que a mesma enfrenta.

Dentre os encaminhamentos e compromissos assumidos neste encontro estão a produção de material para potencializar a divulgação do Projeto Missão nas Fronteiras como vídeo teaser e powerpoint, o que será garantido com a visita da equipe executiva em lócus. O apoio financeiro imediato das obras missionárias através de ações atividades de arrecadações de fundos para a missão.

IMG_8841Outro ponto importante amplamente enfatizado foi a questão formativa, que precisa ser mais efetiva e com maior presença do COMIRE nas dioceses, para apropriação de temas como o texto pós sínodo, o programa missionário nacional, e as diretrizes gerais para ação evangelizadora. Todas as propostas e sugestões foram acolhidas pela equipe executiva, que permanecerá em sintonia na animação e articulação missionária deste regional.

O encontro estendeu-se até as 17h da tarde e foi concluído com momento de oração em círculo, onde todos puderam reafirmar os compromissos assumidos e pedir a virgem Maria que ilumine e impulsione as missionárias e missionários que caminham neste chão amazônico. Um grande desafio para a missão é transcender as estruturas e ser mais humano e sensível ao clamor dos pobres, “precisamos ser mais sensíveis na escuta, para sermos mais humanos na ação” (Renan Rosário).

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu