Conselho Missionário do Centro-Oeste realiza Assembleia formativa e eletiva

Conselho Missionário do Centro-Oeste realiza Assembleia formativa e eletiva

A reunião nos dias 10 a 12 de novembro, teve como tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade"

Inspirado no tema: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, e no lema: “Sal da terra e luz do mundo”, o Conselho Missionário Regional (Comire) realizou-se a sua Assembleia formativa e eletiva. A reunião nos dias 10 a 12 de novembro, no Centro Pastoral Dom Velloso, em Itumbiara(GO) contou com a assessoria de Marilza José Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

23380164_801087416743435_6446617435814219758_n

O objetivo desta Assembleia foi partilhar os trabalhos realizados na animação missionária e projetos, assim como, repassar os conteúdos do 4º Congresso Missionário Nacional (4 CMN) realizado em Recife (PE) no último mês de setembro deste ano, que teve a participação de 25 representantes do Comire do Centro-Oeste. A programação da Assembleia incluiu também a organização do calendário de atividades para 2018, a articulação de um projeto missionário especifico do Regional e a eleição da nova equipe executiva do Comire. Participaram 20 representantes das arquidioceses de Brasília e Goiânia, e das dioceses de Itumbiara, Ipameri, Luziânia e Uruaçu; membros de Comidis, leigas consagradas, Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM) e Santas Missões Populares (SMP).

Marilza Lopes Schuina contou sobre sua caminhada como leiga na Igreja até sua atual posição de presidente do CNLB. Durante a formação, a assessora informou que o texto trabalha com um tripé: Igreja, mundo e Reino, que 3norteiam os trabalhos e a compreensão da missão. Apontou as dificuldades que enfrentarão na missão, mas também as luzes possíveis para superar e promover a animação e o serviço. “O cristão leigo expressa o seu ser Igreja e o seu ser cidadão na comunidade eclesial e na família, nas opções éticas e morais, no testemunho de vida profissional e social, na sociedade política e civil e em outros âmbitos. Busca sempre coerência entre ser igreja e ser cidadão” (165).

Os presentes receberam informações sobre o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) a ser realizado na Bolívia, no mês de julho de 2018. Falou-se sobre as vagas e os critérios de participação.

Equipe executiva
A Assembleia elegeu a nova Equipe da executiva que ficou assim constituída: Luciana Santos (coordenadora), Irmã Luciana Mattos (vice-coordenadora), Thais Duarte (secretária), Igor Rodrigues (Tesoureiro). Os trabalhos são acompanhados por dom Fernando Broschini, bispo de Itumbiara (GO) e referencial para a ação missionária no Centro-Oeste. O assessor do Comire será indicado pelo bispo, posteriormente.
Dom Fernando agradeceu aos membros da executiva anterior pelo empenho nos trabalhos e presidiu a missa de encerramento. O bispo pediu coragem e força para manter os trabalhos. “O Reino de Deus é dom e missão. Como dom deve ser acolhido e como missão deve ser buscado, testemunhado e anunciando”.

Com informações do Comire Centro-Oeste.

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu