Nossa história

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem sua data de fundação em 19 de maio de 1843. Foi quando Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy (França), sensibilizou se com a realidade descrita pelos missionários que evangelizaram na China, com os quais possuía estreita ligação desde a adolescência.

Para atender ao pedido dos missionários, Dom Carlos convocou as crianças da França para ajudar outras crianças. Com essa inquietação missionária, o bispo conversou com Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Assim, as crianças francesas comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal. 

Em 1922, o Papa Pio XI declarou a Obra da Santa Infância como “Pontifícia”, ou seja, ela difere da atividade apostólica transitória, pois sua organização e testemunho são aprovados e assumidos como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.

Objetivos

Por meio do olhar atento às realidades universais, os missionários da IAM agem em suas
realidades locais, como protagonistas da missão, comprometidos com os objetivos da IAM de:

1. Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças e adolescentes;

2. Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida;

3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, no anúncio de Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem;

4. Incentivar pais, educadores e assessores a promover o protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universais;

5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças e adolescentes necessitados dos cinco Continentes.

Grupos

Os grupos da IAM são formados por até 12 crianças ou adolescentes. Esses grupos são organizados por proximidade de faixas etárias.

Terão o acompanhamento de um/a assessor/a(adulto). As crianças ou adolescentes, além de escolher uma equipe de coordenação para dinamizar os encontros, farão a distribuição dos compromissos necessários para o bom andamento do grupo.

Participantes

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) é um estilo de vida, um jeito especial de ser durante todos os dias da semana, assumido junto ao grupo. Participam da Obra, crianças e adolescentes que se identificam com o carisma “Criança e adolescente rezando e ajudandocrianças e adolescentes”.

iam-pom-grupos-participantes2-owhchnri7aps95h973jnxa7natqsflafnw7tawss8e

Assessor

Acompanha e orienta um ou mais grupos, favorecendo o protagonismo das crianças e adolescentes segundo o carisma da IAM. Deve ter idade igual ou superior a 16 anos. É necessário ter participado do EFAIAM e comprometer-se a: a) Ser o elo com a coordenação paroquial;
b) Participar dos processos formativos de sua paróquia, diocese e/ou seu estado;
c) Preparar e organizar os encontros semanais com a equipe de coordenação dos grupos, utilizando a Metodologia das Quatro Áreas Integradas;
d) Participar do Conselho de Pastoral Comunitário – CPC;
e) Responsabilizar-se pelo dinheiro arrecadado no cofrinho, realizando o depósito às POM até 31 de julho do ano corrente, ou encaminhar à coordenação paroquial para que o faça.

Metodologia

A metodologia tem o objetivo de motivar as crianças e adolescentes a refletir sobre as realidades encontradas desde o âmbito local até além-fronteiras. Para isso, a Obra acontece por meio de encontros semanais para refletir um Tema Gerador, escolhido pelo grupo, dentro de Quatro Áreas Integradas. Essas áreas dividem-se em quatro encontros que possuem as seguintes nomenclaturas e características:
O objetivo é obter uma visão completa da realidade local e além-fronteiras. Desse encontro, ficam dois compromissos:

1) Dar a conhecer a realidade encontrada;
2) Procurar textos bíblicos que abordem o Tema Gerador.
O objetivo é julgar a realidade encontrada a partir dos textos bíblicos e documentos da Igreja. Desse encontro ficam dois compromissos:

1) Anunciar pela vida e pela Palavra os conhecimentos refletidos;
2) Pensar uma ação concreta para responder à realidade refletida.

O objetivo é responder, de forma concreta, à
realidade refletida e cooperar materialmente além-fronteiras com a oferta do cofrinho. Desse
encontro ficam dois compromissos:

1) Partilhar as experiências vividas com o grupo;
2)
Motivar outras pessoas a celebrar a caminhada com o grupo no próximo encontro.

O objetivo é celebrar as vivências oportunizadas pelo Tema Gerador e definir o próximo. Desse encontro ficam dois compromissos:

1) Testemunhar a caminhada realizada;
2) Buscar informações sobre o novo Tema Gerador escolhido.
slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77