Congresso Missionário contagia diocese de Humaitá (AM)

A diocese de Humaitá, no sul da Amazônia, fazendo memória de sua história, celebrou o seu I Congresso Missionário Diocesano. O evento realizado nos dias 27 a 29 de outubro, na Escola Patronato Maria Auxiliadora, cidade de Humaitá teve como tema: “Humaitá em missão: alegria do Evangelho, uma Igreja em saída. Saí, pois…” (Mt 28,19).

O Congresso aconteceu em um processo sinodal, após meses de reuniões das equipes de serviço, sob a coordenação do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e orientações do bispo diocesano, dom Francisco Merkel.

“A realização do Congresso Missionário não foi o término da missão, mas o cume de um processo. Isso significa que a missão continua”, explicou o padre Arnoldo Sales assessor do Comidi e um dos coordenadores do evento. “Nesses dias bebemos das místicas e das celebrações eucarísticas, fomos alimentados com o pão da Palavra de Deus, procurarmos mergulhar nas reflexões, ora pelos assessores da temática central, pelos mutirões de reflexão”.

Participaram lideranças de toda parte da diocese. Gente de Manicoré, de Apuí, de Humaitá, das comunidades Ribeirinhas e da Estrada, gente do campo e da cidade, gente mestiça, gente simpática, gente comprometida e entusiasmada com a causa indígena e ribeirinha; gente envolvida com a vida e a liturgia. Sotaques diversos espalhavam-se por todo canto do Congresso, sotaques do sul ao nordeste do Brasil, sotaques de outros países, sotaques do povo simples e dos estudados. O sorriso estampado no rosto de cada um, desde a inauguração até o encerramento do Congresso, mostra a alegria do Evangelho em um dinamismo de saída.

Com informações do Comidi, Diocese de Humaitá (AM)

Outras notícias