Congresso fomenta o ardor missionário na Arquidiocese de Teresina (PI)

O primeiro Congresso realizado pela Comissão Missionária Diocesana (Comidi) reuniu fiéis de diferentes paróquias da Arquidiocese de Teresina e fomentou o ardor missionário dos cristãos. Segundo a organização, esse era o principal objetivo do momento. “Em vista da grandiosidade da missão na Arquidiocese de Teresina , sentimos a necessidade desse encontro, que graças a Deus foi muito positivo, e contou com a participação de todos os envolvidos, com o brilho e o sangue missionário pulsando”, declara padre Paulo Fernandes, coordenador arquidiocesano do Comidi.

O Congresso aconteceu nos dias 27 e 28 de julho no Centro Pastoral Paulo IV. A programação incluiu momento de formação com a apresentação da proposta missionária da Igreja, conduzidas pelo padre Maurício Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil.

“A natureza da nossa igreja é missionária, um transbordamento de amor de Deus que nos torna uma Igreja em saída. Então trouxemos para esse encontro as propostas concretas da nossa Igreja e explicamos como preparar o mês missionário nas paróquias”, esclarece o padre.

pe-mauricioO tema central do Congresso foi a convocação do papa em comemoração aos 100 anos da carta apostólica missionária, convidando para a missão missionária a partir do batismo, por isso o tema: Batizamos e Enviados em missão no Mundo. “O termo batizados está no plural, porque somos todos cristãos, todos que formamos a Igreja, para que a gente assuma diariamente a identidade e a tarefa de toda Igreja em missão”, reitera padre Maurício.

netocaxiasO primeiro Congresso Missionário contou também com participantes de outras dioceses. Entre eles, Francisco Neto, da Diocese de Caxias. “Na minha cidade a gente faz missão pelas ruas convidando as crianças para a IAM (Infância e Adolescência Missionária) e os pais delas para as atividades da Igreja. Vim para esse congresso aprender mais e partilhar tudo o que foi apresentado aqui”, declara o adolescente.

Padres, diáconos, religiosos, leigos, jovens, adultos, crianças e adolescentes participaram do Congresso. “Agradecemos o apoio do nosso bipo, a militância jovem nos lugares de missão e a participação nesse encontro, que serviu também como experiência, partilha e propostas que realmente nos possibilitem um tratamento sólido e eficaz”, finaliza o padre Paulo Fernandes, diretor do Comidi.

Outras notícias