Conflito no Afeganistão mata cada vez mais crianças

Conflito no Afeganistão mata cada vez mais crianças

Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão registrou um aumento do número de crianças mortas nos confrontos no país, uma cifra que nos últimos quatro meses atingiu um lamentável recorde

Entre janeiro e abril deste ano já morreram 283 crianças no Afeganistão e mais de 700 ficaram feridas, vítimas do conflito que assola o país, segundo o enviado especial do secretário-geral da ONU, Tadamichi Yamamoto. O responsável refere que este número significa um aumento de 21% em relação a igual período do ano passado.

afeganistao_alianca_1Num relatório recente, Yamamoto especifica que o número de vítimas menores de idade tem aumentado sobretudo em consequência dos combates no terreno, que provocaram 42 por cento das mortes, ou por rebentamentos de explosivos.

Além das vítimas mortais, há ainda a lamentar as centenas de feridos, que em muitos casos ficarão marcados para o resto das suas vidas, por terem sofrido a amputação de membros ou por terem presenciado a morte de familiares ou a destruição das suas casas.

Perante estes dados, os responsáveis da Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão exigem às partes em conflito que deem prioridade à proteção das crianças enquanto se mantiverem as hostilidades. E aplaudem o compromisso do governo em ratificar a Convenção sobre Armas Convencionais, solicitando aos combatentes que comecem a marcar e a limpar as zonas minadas.

Fonte: Fátima Missionária | Foto: Lusa

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu