COMIRE Norte 2 realiza visita à missão nas fronteiras

COMIRE Norte 2 realiza visita à missão nas fronteiras

A Missão nas Fronteiras em Oiapoque (AP) recebeu entre os dias 07 a 14 de dezembro a visita da equipe de coordenação executiva do Conselho Missionário Regional Norte 2. Com o objetivo de conhecer de perto e contribuir com a potência do trabalho desenvolvido nesta missão e o forte testemunho das missionárias que nela atuam, o COMIRE Norte 2 viveu uma intensa semana de convivência e ação missionária nesta terra de missão.

Conhecida também como “Pérola do Regional” a Missão nas Fronteiras é uma importante e profética iniciativa do COMIRE Norte 2, que na pessoa da Irmã Rebeca Spires (CIMI) e do Finado Padre Nello Ruffaldi (PIME) apresentaram o Projeto ao Conselho dos Bispos deste Regional. Os quais, em assembleia no ano de 2014 assumiram esta responsabilidade, tomando o Projeto como a Missão Oficial do Regional Norte 2.

Após cinco anos de intenso testemunho e profetismo na cidade do Oiapoque a Missão nas Fronteiras conta atualmente com a presença de duas mulheres, leigas e missionárias Ruth Tavares e Leydilene Dantas. A atuação destas missionárias frente a desafiadora realidade de Oiapoque é um sinal da presença de Deus no meio do povo, sobre tudo dos mais pobres e negligenciados pela sociedade.

IMG_0391A Presença do COMIRE era muito aguardada, visto que esta missão é a principal responsabilidade deste Conselho e necessita de uma atenção especial pela complexidade do trabalho realizado. Conhecer a realidade e descobrir estratégias para potencializar as ações desenvolvidas foram os principais objetivos desta visita do COMIRE à missão.

Com a presença de sua coordenação executiva, que é composta pelo padre Paolo Andreolli, Taiana Carolina, Suzimar Ferreira e Renan Rosário, o Conselho pôde visitar algumas aldeias indígenas que são acompanhadas pelas missionárias Ruth e Leydilene, assim como, acompanhar de perto o trabalho social e espiritual junto aos migrantes, quilombolas, indígenas, e a comunidade em geral.

“Conhecíamos um pouco do trabalho realizado, mas com esta visita, aumenta nossa convicção da importância desta missão e da necessidade de que esta continue”, destacou Suzimar Ferreira, assessora do COMIRE, frente a necessidade de apoio a qual está missão necessita atualmente. No que se refere a questões financeiras e de mais missionários para atuar em Oiapoque, estas são as principais necessidades desta Missão, e é neste sentido que o COMIRE deve trabalhar para sanar estas demandas.

IMG_0895Para isto é necessário que todas as obras missionárias que atuam em parceria com o este Conselho juntem forças para que este Missão tão importante continue sendo sinal de esperança junto aos povos de Oiapoque. O COMIRE Norte 2 estreitará os laços com a JM, a IAM, a OSMP, os Xaverianos, o CIMI e a CRB, seus principais parceiros, para apoiar esta missão.

Dentre os principais encaminhamentos desta visita estão a produção de material audiovisual para divulgação do trabalho realizado nesta missão, a articulação e formação de novos missionários e missionárias para atuar em Oiapoque e a arrecadação de fundos para a mesma. Até a sua próxima assembleia, que ocorrerá em março de 2020 o COMIRE deverá concluir estas e outras ações.

É importante ressaltar, que além do trabalho social que esta missão realiza dentro e fora da cidade, as missionárias Ruth e Leydilene também colaboram e estão em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora das Graças. Destaca-se a implantação de um grupo da Infância e Adolescência Missionária na Comunidade Sagrado Coração de Jesus na periferia de Oiapoque.

IMG_0334
“Além dos encontros semanais nós visitamos as famílias mais pobres e oferecemos ajuda, eu gosto muito desse trabalho da IAM…” como enfatizou Priscila Costa coordenadora do grupo. Assessorado pela Missionária Leydilene este grupo de IAM recém implantado é um dos belos frutos desta missão no ceio da comunidade e do povo de Deus.

IMG_1752Outro destaque do trabalho é atuação junto aos povos indígenas da região, ação iniciada por Padre Nello Ruffaldi e Irmã Rebeca Spires há quase cinquenta anos e que permanece sendo uma frente de trabalho intensa da Missão nas Fronteiras. Como destaca a missionária Ruth Tavares “nosso trabalho vai além do religioso e espiritual, nós nos fazemos como eles, vivemos como eles, passando a fazer parte de sua cultura, pois o grande diferencial do indígena é o seu estilo de vida, seu jeito de ser.”

A Missão nas Fronteiras é um sinal profético da presença de Deus e da igreja em meio ao povo de Oiapoque, e conta com o apoio e valorização de todo o Regional Norte 2 para se manter em atividade. Deste modo, é com grande ardor missionário que o COMIRE reafirma o compromisso de trabalhar em prol desta missão e estende o convite a todos e todas a colaborar com esta ação evangelizadora e a ser coautores na construção do reino de Deus.

Texto e Imagens: Renan Rosário

comment Ainda não há comentários.

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário.

mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu