COMINA discute Programa Missionário Nacional

COMINA discute Programa Missionário Nacional

Como parte do processo de preparação do Mês Missionário Extraordinário, estão reunidos na sede das Pontifícias Obras Missionárias, os representantes de todo o Brasil que participam da Assembleia do Conselho Missionário Nacional (COMINA). A assembleia teve início na noite desta quinta, 4 de abril, e encerra na tarde de domingo, 7 de abril.

7Ao todo, participam da assembleia 65 pessoas, sendo bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas. São os membros da Comissão Missionária da CNBB, da Comissão para a Amazônia, bispos referenciais e coordenadores(as) dos Conselhos Missionários dos Regionais, diretor e secretários das Pontifícias Obras Missionárias, representantes das Instituições e Organismos Missionários membros do COMINA.

Neste ano, o encontro tem uma importância e um significado especiais pois está sendo concluído o processo de construção do Programa Missionário Nacional, que deve fazer com que a animação e ação missionária na Igreja do Brasil tenham diretrizes fundamentais. Neste final de semana, na última etapa de elaboração do Programa Missionário Nacional, será momento para dar os passos finais no texto. O programa será apresentado aos bispos na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que acontece no início de maio.

3Na última Assembleia do COMINA, realizada em março de 2018, foi aprovada a proposta metodológica do Programa que contemplava alguns passos. Ao longo de 2018 aconteceu o processo de construção coletiva por meio de escuta dos Regionais, nas Assembleias dos COMIREs, e a sistematização das informações colhidas. O passo seguinte foi o momento do Iluminar do resultado do levantamento dos desafios gerais para a missão no Brasil e dos desafios específicos de cada um dos 18 Regionais, a partir da Palavra de Deus e dos principais documentos da Igreja. Esse momento de estudo, reflexão e aprofundamento, acontecido em novembro 2018, ajudará a indicar a fundamentação do Programa Missionário Nacional.

Deixe uma resposta comment1 Comentário
  1. abril 08, 10:58 Gilberto Vieira dos Santos

    Parabenizamos a todas e todos os representantes dos COMIREs, organismos e organizações eclesiais que, a partir das importantes contribuições dos Regionais, elaboraram uma ótima proposta para o PMN. Que ^seja uma contribuição para que, em seu conjunto, toda a Igreja se entenda Missionária na essncia.

    reply Reply this comment
mode_editDeixe uma resposta

Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person. Required fields marked as *

menu
menu