Colômbia: lançado o XIV Encontro de Pastoral Afro (EPA) Continental

de Júlio Caldeira

Os participantes do XXVI Encontro Nacional de Pastoral Afro da Colômbia, reunidos na cidade de Cali, lançaram neste sábado, 15, o início dos trabalhos em preparação ao XIV Encontro de Pastoral Afro-americana e Caribenha (EPA).

DSC_4113O Encontro reúne uma grande delegação da Colômbia nos dias 15 e 16 de julho. Padre Venanzio Mwangi, IMC, coordenador da Pastoral Afro-colombiana da arquidiocese de Cali e do Secretariado de Pastoral Afro-americana e Caribenha (SEPAC) do CELAM deu as boas-vindas ao grupo que começou a viver o que será o XIV Encontro de Pastoral Afro (EPA) Continental, a exatos 365 dias do início do evento. “Para nós como colombianos é o 26º Encontro a nível nacional, o qual servirá como plataforma de lançamento do XIV EPA Latino-americano e Caribenho. Por este motivo nos unimos às mensagens enviadas do Equador, Panamá, Brasil, Estados Unidos, Haiti, Paraguai e Peru, e que também se reunirão em suas comunidades para iniciar o caminho de preparação do EPA 2018”, explicou padre Venanzio.

XIV EPA 2018
DSC_4153O XIV EPA Continental será celebrado nos dias 15 a 19 de julho de 2018, em Cali, Colômbia, seguindo o caminho traçado pelos EPAs anteriores. O evento terá como tema: “Espiritualidade cristã afro-americana e os desafios do século XXI”, e lema: “Nossa espiritualidade, força transformadora da realidade”. O objetivo é chegar a uma síntese de quase quatro décadas de caminhada em um mundo cada vez mais desafiante. A reflexão será feita a partir da própria essência da identidade cultural e na fé em Jesus Cristo, “caminho, verdade e vida” (Jo 14,6).

Desde o primeiro EPA Continental realizado em Buenaventura, Colômbia, em 1980, a cada três anos delegados da Pastoral Afro de América Latina e Caribe se reúnem para avaliar, refletir e projetar seu caminho. O objetivo é “constituir Comunidades Eclesiais com rosto próprio negro” (Cfr. João Paulo II, Mensagem aos Afro-americanos), “a partir de sua própria organização social, conhecimento de sua história, afirmando sua identidade e vivendo seu sentido de liberdade à luz da Palavra de Deus” (cfr. EPA, 1983).

Revista Dimensión Misionera (Colômbia). Fotos: Diana Benítez

Outras notícias