Cofrinho Missionário da IAM

Estamos a caminho da celebração dos 175 anos da Infância e Adolescência Missionária – IAM. Queremos lembrar da importância de vivermos a dimensão do sacrifício simbolizado nos grupos da IAM através do Cofrinho Missionário. Ao longo dos meses, bem como na celebração da Jornada Nacional, que esse ano acontecerá no dia 27 de maio, é tempo para o grupo apresentar na procissão das oferendas o Cofrinho do grupo. Esse ano o sacrifício realizado pelas crianças e adolescentes será repassado para o Continente Americano.

Dúvidas sobre o cofrinho

As crianças e adolescentes da Obra da IAM, comprometeram-se a rezar “uma Ave Maria por dia, e oferecer uma moedinha por mês” para ajudar as crianças e adolescentes mais necessitados do mundo. Esse compromisso, assumido com tanta devoção e responsabilidade pelos pequenos grandes missionários, tem muito a nos ensinar. É um gesto mais profundo do que possa parecer em um primeiro olhar.

Os assessores da IAM com as crianças e adolescentes, na sequência, devem conferir o montante arrecadado e imediatamente enviar ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília (DF). O prazo para o envio do Cofrinho é até o dia 31 de julho. A seguir, o secretariado nacional apresenta o relatório completo.
Saiba mais: Relatório dos cofrinhos 2017

As crianças e adolescentes missionários cooperam materialmente com ofertas, que são frutos de seus sacrifícios e se destinam para as obras dedicadas às crianças e para a evangelização. Compartilhamos alguns projetos apoiados pela Secretaria internacional da IAM, com o sacrifício das crianças e adolescentes e também da coleta da Campanha Missionária realizada em diversos países.
Saiba mais: Alguns projetos apoiados

Como surgiu o Cofrinho da IAM?

Quando o bispo francês dom Carlos Augusto de Forbin-Janson fundou a Associação da Santa Infância em 1843, seu desejo era que todas as crianças do mundo pudessem conhecer a Jesus e ter uma vida digna, mas que as próprias crianças com suas orações e donativos fizessem isso, ajudando-se pelo mundo inteiro. Por isso, as crianças da IAM cooperam espiritualmente com orações e materialmente com ofertas, fruto de seus sacrifícios.

Essas ajudas são necessárias, conforme diz o próprio compromisso da Obra: “Uma Ave-Maria por dia e uma moeda por mês”. As crianças e adolescentes missionários cooperam materialmente com ofertas que são fruto de seus sacrifícios e se destinam para as obras dedicadas às crianças e para a evangelização.

Cada mês, as crianças, com alegria, porque são frutos de seus sacrifícios, entregam sua oferta para as crianças necessitadas do mundo. As crianças e os adolescentes missionários comprometem-se a: “Repartir seus bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios” (3º Compromisso da IAM).

Cofrinho é igual a Coleta?

O Cofrinho do grupo da IAM é fruto do sacrifício pessoal de cada criança e adolescente que partilha do que tem para ajudar outras crianças e projetos missionários. Já a Coleta é uma ação comunitária feita com finalidades específicas como a Campanha Missionária, Campanha da Fraternidade e Campanha da Evangelização. A Coleta é pontual com data marcada para que toda a comunidade faça a sua doação. Já o Cofrinho é permanente na vida das crianças e adolescentes nos grupos da IAM que todos os meses colocam pelo menos uma moeda fruto do sacrifício. O Cofrinho da IAM não deve ser misturado ao dinheiro arrecadada na coleta do Dia Mundial das Missões.

O que é feito com o dinheiro do Cofrinho Missionário?

Os valores arrecadados pelos Cofrinhos são destinados integralmente para apoiar projetos que “protegem a vida”, tais como centros para crianças órfãs, casas de acolhida para crianças de rua ou assistência de saúde aos recém-nascidos e escolas infantis são prioridades. Também há projetos na área da formação. Cada ano é escolhido um Continente (países específicos) para ser destinado o dinheiro dos Cofrinhos com a finalidade de ajudar crianças mais necessitadas onde trabalham os nossos missionários e missionárias.

Quando enviar o Cofrinho?

A dimensão do sacrifício deve ser trabalhada nos grupos da IAM todos os meses e na celebração da Jornada Nacional (no último domingo do mês de maio) é o momento em que o grupo apresenta na procissão das oferendas o Cofrinho do grupo. Os assessores da IAM com as crianças e adolescentes devem conferir o montante arrecadado e imediatamente enviar ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília (DF). O prazo para o envio do Cofrinho é até o fim do mês de junho.

Como enviar o dinheiro do Cofrinho Missionário para as POM?

Sempre que o grupo depositar as ofertas na conta bancária das POM, deverá, em seguida, enviar ao Secretariado Nacional da IAM cópia do comprovante de depósito, através do email [email protected]. O Secretariado enviará o recibo do valor depositado. Todos os anos é publicado uma lista com as ofertas realizadas pelas crianças do Brasil e o destino final dos recursos.

Conta Bancárias das POM
Banco do Brasil
Agência 3413-4
Conta nº 200293-0
Saiba mais: Modelo de carta para repasse

Sempre que o grupo depositar as ofertas na conta bancária das POM, deverá, em seguida, enviar ao Secretariado Nacional da IAM cópia do comprovante de depósito, através do email [email protected]. O Secretariado enviará o recibo do valor depositado. Todos os anos é publicado uma lista com as ofertas realizadas pelas crianças do Brasil e o destino final dos recursos.

 

 

 

 

 

 

 

Outras notícias